Dentre os diversos sintomas do Alzheimer, um dos mais preocupantes é a desorientação no tempo e espaço. Isso porque o paciente pode se perder ao sair de casa sozinho e, com isso, ter dificuldade para encontrar o caminho de volta. Junto com a confusão mental, pode vir o medo, a ansiedade e isso desencadear muitas consequências negativas.
Para proteger as pessoas que sofrem com confusão mental e demências, existe a pulseira GPS Alzheimer, um dispositivo capaz de localizar o usuário e acionar uma Central de Monitoramento para tomar as providências de socorro.
Entenda agora como funciona o serviço de monitoramento de idosos e como pode contribuir para a vida dos seus pais e avós com Doença de Alzheimer.
Importância da pulseira GPS para pacientes com Alzheimer
A Doença de Alzheimer é a principal forma de demência existente e uma das mais graves. Apesar dos avanços nos tratamentos nos últimos anos, o Alzheimer não tem cura e suas causas podem ser diversas – o que impede uma possibilidade de prevenção eficaz.
Isso faz com que seja necessário encontrar recursos que facilitem a vida e o dia a dia do paciente, com soluções que tragam mais bem-estar, segurança e tranquilidade à família. Afinal, nós sabemos que ter um ente querido com essa doença pode ser muito desgastante e angustiante.
A pulseira GPS Alzheimer é um desses recursos, que permite localizar o usuário em qualquer lugar, a qualquer hora.
Além dos sintomas clássicos, como a dificuldade para se lembrar de fatos recentes, repetir frases, ter mudanças repentinas de humor e comportamento, existe um sintoma muito preocupante que é a desorientação no espaço. Quando a pessoa está nessa condição, ela não consegue perceber onde está e isso pode gerar outros efeitos preocupantes, como:
- Sofrer acidentes na rua e no trânsito;
- Ser vítima de agressões e violência urbana;
- Não conseguir voltar para casa, dormir na rua ou até ficar desaparecida por tempo indeterminado.
Quais os benefícios do monitoramento de idosos?
Com a pulseira de monitoramento, o idoso terá muito mais autonomia para sair de casa e fazer as tarefas do dia a dia, sem a preocupação de ficar perdido ou de algo grave acontecer durante o passeio.
O monitoramento devolve a segurança ao idoso para realizar atividades físicas, se socializar com amigos e familiares e ter uma vida com mais independência.
Do lado da família, mais tranquilidade e redução de custos, já que não será necessário um acompanhamento 24 horas pelos filhos e parentes ou de cuidadores de idosos.
Pulseira GPS Alzheimer: como funciona?
Muito mais do que uma pulseira com GPS para pessoas com Alzheimer, o serviço de Monitoramento de Idosos é uma solução completa para trazer mais segurança e liberdade para a vida de quem está na terceira idade.
O serviço consiste em uma assinatura mensal que dá acesso a:
- Um dispositivo de monitoramento (a pulseira com localizador via satélite);
- Uma equipe especializada que faz o monitoramento 24 horas por dia, todos os dias do ano;
- Um software que pode ser acessado de qualquer lugar, que mostra as informações cadastrais do usuário, sua localização em tempo real, contatos de emergência e outros dados.
Ao fazer a assinatura, o idoso recebe em casa um botão SOS, que pode ser acoplado tanto em uma pulseira, quanto em um colar – para ser usado em casa ou na rua – ou utilizado em uma base dentro de casa.
Diante de qualquer emergência, como quando se percebe perdido, por exemplo, o idoso pode apertar o botão, que vai, automaticamente, enviar um alerta para a Central de Monitoramento.
Os operadores, em pouquíssimos segundos, vão entrar em contato com o usuário pelo próprio viva-voz inserido no aparelho para entender a situação e, daí, começar um protocolo de atendimento. É possível que os atendentes liguem para a família, para um médico, chamem uma ambulância, tudo vai depender da situação e do estado de emergência no qual a pessoa se encontra.
Como saber onde a pessoa está?
No caso das pessoas com Alzheimer, infelizmente, é muito comum que elas saiam de casa sem avisar aos parentes ou cuidadores. Nesse trajeto, acabam se perdendo e têm dificuldade de voltar para casa.
Nestas situações, a pessoa pode acionar o botão ou, em casos em que a confusão mental está muito agravada, a própria família pode acessar o sistema pelo computador e localizá-la.
O dispositivo conta com um rastreador via satélite, que funciona como um GPS e permite encontrar o usuário onde ele estiver. O equipamento não tem limitadores de distância, o que permite localizar o portador mesmo que ele esteja muito longe de casa.
Conheça o Viva, serviço de monitoramento emergencial para idosos
Este serviço que une a tecnologia e o atendimento da central de monitoramento é uma solução oferecida pelo Viva, uma empresa especializada no segmento.
O Viva é um braço da LifeLink Monitoramento, organização pioneira em teleassistência e dispositivos de monitoramento de idosos no Brasil, com cerca de 20 anos de experiência.
A equipe do Viva é altamente treinada para lidar com situações de emergência, fazer um atendimento cuidadoso e, ao mesmo tempo, com máxima velocidade. A agilidade no monitoramento é essencial para salvar vidas e esse é o principal foco do Viva.
Além da localização por satélite, o Viva conta com sensor de quedas, capaz de reconhecer impactos consideráveis e enviar um alerta automático à Central de Monitoramento. Ao sofrer o impacto, o dispositivo identifica a força, o tempo de imobilidade do usuário e parametriza a situação como queda.
A Central de Monitoramento também funciona a qualquer hora do dia, oferecendo mais segurança mesmo de madrugada, aos fins de semana e feriados.
Quer conhecer melhor o Viva e fazer uma assinatura? Clique para receber a sua cotação.
Related Posts
Alarme para Idosos: Como funciona e como escolher?
O alarme para idosos é um serviço essencial para proteger as pessoas na terceira idade de emergências de saúde e segurança....
Como deixar a casa mais segura para idosos
Quer saber como deixar a casa mais segura para idosos, para reduzir as preocupações com seus pais e avós? Então, confira...