Nas últimas semanas, um caso de idoso perdido veio à tona na mídia brasileira, com uma reportagem publicada no Fantástico (TV Globo). Um homem de 85 anos, Seu Mané, foi resgatado após ficar dois dias perdido na mata no interior de São Paulo.
Imagine a situação: seus pais ou avós saem de casa para uma caminhada, sofrem uma queda, ficam presos em um buraco ou até desacordados e não conseguem mais voltar para casa. Dá vontade até de pedir aos cientistas para criarem um chip para instalar no braço dos idosos, como disse a neta de Seu Mané na entrevista, não é mesmo?
E se a gente te contar que já existe uma tecnologia que exerce essa mesma função, porém de forma menos invasiva? É o Monitoramento Emergencial de Idosos do Viva, que já vamos te explicar como funciona.
Como foi o caso do idoso perdido?
No dia 31 de maio, Seu Mané saiu sozinho de casa para uma caminhada em uma mata próxima ao sítio onde mora em Mairiporã, São Paulo, e sofreu uma queda no meio da trilha. Ele, que conta com 85 anos de idade, ficou preso em um buraco e acabou ficando dois dias perdido até que os Bombeiros o encontraram.
O desespero da família por 48 horas sem notícias de Seu Mané foi justificado. Nesse período, ele enfrentou o frio da mata, a falta de água e comida, ferimentos e ainda avistou animais selvagens, como uma jaguatirica.
O caso foi relatado em matéria do Fantástico, no dia 13 de junho.
Número de desaparecidos só tem aumentado
Infelizmente, o caso do Seu Mané não é incomum e muitos idosos se perdem ao sair de casa desacompanhados. Somente em 2021, o Fantástico já relatou mais dois casos, um no interior de Minas Gerais e outro no Ceará.
Cerca de 80 mil pessoas estiveram desaparecidas em 2019 no Brasil, segundo o Anuário Brasileiro da Segurança Pública, e esse número aumenta a cada ano. Não há estudos sobre as faixas etárias dentro desse patamar, mas sabe-se que há um volume considerável quando falamos em pessoas na terceira idade.
A 4ª Delegacia de Investigação de Pessoas Desaparecidas do Estado de São Paulo tem um registro de cerca de 80 desaparecimentos de pessoas com mais de 65 anos por mês.
O problema ainda se agrava se considerarmos as pessoas com Doença de Alzheimer, a principal forma de demência que afeta, sobretudo, idosos e que causa confusões mentais graves e lapsos de memória.
Idoso perdido o que fazer?
Bom, mas o que fazer caso tenha um familiar na terceira idade desaparecido? Se um idoso está perdido:
- O primeiro passo é entrar em contato imediatamente com a Polícia Civil da sua cidade e, se possível, ir até à delegacia portando uma foto do desaparecido.
Alguns estados brasileiros possuem ainda uma delegacia especial para investigação desses casos ou, também, é possível recorrer aos Bombeiros.
Existe uma crença popular sobre a necessidade de aguardar 24h ou até 72 horas para iniciar as buscas, mas isso é um mito. Procure ajuda assim que identificar que o idoso está sumido.
- Avise parentes, amigos, vizinhos, cuidadores para que fiquem alerta e ajudem nas buscas. Qualquer informação é relevante nesse momento e deve ser repassada às autoridades.
- Uma pessoa deve ficar responsável por atender o telefone de casa ou ficar à espera caso o idoso volte para casa.
Como evitar que o idoso se perca?
Além disso, ainda é extremamente tomar atitudes no dia a dia para prevenir o desaparecimento.
- Se o idoso tem alguma doença mental, como o Alzheimer, ele não deve ser deixado sozinho e é preciso evitar que ele saia de casa desacompanhado.
- Procure também manter as portas e janelas de casa fechadas.
- É importante, ainda, garantir que o idoso saia de casa sempre portando um documento de identificação e, se possível, com o telefone para contato com um familiar anotado em algum local.
- Ao caminhar pelas ruas com a pessoa mais velha, redobre a atenção em locais com bastante movimento de pessoas e carros.
- Contrate um serviço de monitoramento pessoal de idosos.
Como o monitoramento de idosos pode ajudar?
O monitoramento emergencial é um serviço que traz mais tranquilidade e segurança para a vida dos idosos e funciona da seguinte forma:
- Você faz uma assinatura mensal e recebe em casa um botão de emergência, que pode ser usado como pingente, pulseira ou guardado na bolsa.
- Dentro de casa ou ao sair às ruas, o idoso deve portar esse dispositivo e, sob qualquer situação de emergência, basta apertar o botão.
- O aparelho está conectado a uma Central de Monitoramento 24 horas, que entra em contato imediatamente com o idoso por meio do viva-voz instalado no dispositivo.
- A equipe inicia o procedimento de resgate, em máxima velocidade. Entra em contato com a família, com a delegacia, os Bombeiros, ambulância ou o que for necessário para a situação.
- O aparelho ainda tem rastreamento por satélite, que permite localizar onde o idoso se encontra.
- Também é possível identificar automaticamente quedas de forte impacto, com um sensor que está integrado ao aparelho.
O serviço será útil tanto para evitar que o idoso fique desaparecido quanto para encontrá-lo caso se perca. No caso do Seu Mané, teria evitado o desespero dele e da família, durante as 48 horas que ficou perdido na mata.
VIVA Monitoramento: ajuda imediata, 24h por dia, com um simples apertar de botão
Se você está preocupado com as quedas no dia a dia, mora sozinho ou quer mais tranquilidade e segurança na terceira idade, pode conhecer a tecnologia do Viva.
O VIVA é um sistema de monitoramento inteligente para idosos, portátil, com sensor de quedas automático e GPS. Com o aparelho, em caso de mal-estar ou outras emergências, basta acionar o botão de SOS. Imediatamente, a equipe de atendimento 24h responderá pelo viva-voz acoplado ao aparelho, entenderá a situação e enviará ajuda.
Em caso de quedas, se você não conseguir acionar o botão, o dispositivo também consegue captar impactos consideráveis e chamar a Central imediatamente. Clique para receber a sua cotação.
Related Posts
4 desafios do envelhecimento populacional
O tempo não para. Cada vez mais, a expectativa de vida aumenta e a população envelhece em todo o mundo. Mas, será que estamos...
Semana da Longevidade Viva: Especialistas ensinam como cuidar da saúde e segurança do idoso
Começa hoje, 11 de julho, a Semana da Longevidade do Viva. Acesse o YouTube e ative as notificações! A sociedade está...