Quer saber como deixar a casa mais segura para idosos, para reduzir as preocupações com seus pais e avós? Então, confira nossas dicas no texto a seguir!
Afinal, à medida que a idade avança, tarefas que fazíamos com destreza na vida adulta se tornam mais difíceis. A mobilidade do corpo e a coordenação motora não são mais as mesmas e os riscos de queda, fraturas e lesões aumenta.
Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, 56,6% dos óbitos acidentais entre pessoas com mais de 75 anos são causados por quedas.
Isso porque, ao cair, a pessoa pode bater a cabeça, ter um desmaio ou se machucar e não conseguir pedir ajuda.
Fazer adaptações em casa, portanto, é muito importante para proteger contra acidentes no dia a dia e é sobre isso que vamos falar hoje.
Como deixar a casa mais segura para idosos: 8 dicas
Entenda como deixar a casa mais segura para idosos!
1. Instale corrimão e barras de apoio
A primeira adaptação para tornar o espaço residencial mais seguro e menos propenso a quedas é a instalação de barras de apoio.
Caso a casa do idoso tenha escadas, rampas ou degraus, instale o corrimão de forma bem firme e, se possível, dos dois lados.
No espaço do chuveiro e perto do vaso sanitário, coloque barras para que a pessoa possa se apoiar no banheiro. Algumas pessoas colocam barras também no quarto para ajudar no momento de se vestir e se deitar na cama.
2. Piso antiderrapante
O escorregão é um dos principais motivos de quedas e os pisos e tapetes antiderrapantes podem ser providenciais.
Coloque-os em locais estratégicos, como dentro do boxe do chuveiro, próximo ao vaso sanitário e pia da cozinha. Os revestimentos de piso em banheiros e cozinhas costumam ser mais escorregadios para que sejam fáceis de limpar. Isso, somado ao risco de molhar, é a receita ideal para quedas.
Também é importante instalar faixas antiderrapantes em degraus, caso haja escada na casa ou apartamento.
3. Adaptações nos banheiros
Além do piso e das barras de apoio, pode ser interessante fazer outras adaptações nos banheiros para dar mais autonomia e privacidade ao idoso.
A maioria das pessoas na terceira idade não precisa do acompanhamento de um cuidador para tomar banho e usar o vaso sanitário, mas é preciso garantir uma segurança extra para que a pessoa use o local desacompanhada.
- Confira se o vaso sanitário tenha uma altura entre 43 e 45 cm. Caso contrário, coloque adaptadores de assento sanitário. Essa altura facilita para se sentar e levantar.
- Coloque um banco dentro do boxe para que a pessoa possa se lavar com mais facilidade durante o banho
- Os armários devem estar ao alcance do idoso (50 a 150 cm de altura) e é interessante que os objetos não estejam muito baixos para evitar contusões na coluna e nos joelhos.
4. Fios fixos na parede
Nos escritórios, home office, sala de estar e outros locais, é comum haver fios soltos pela casa para instalação da internet, TV a cabo, telefone e outros.
A fiação, se não for afixada, é propícia para tropeços e uma queda dessa na terceira idade pode ser muito perigosa.
Com abraçadeiras e fitas isolantes, fixe bem os fios sobre os rodapés e paredes.
5. Troque as maçanetas
Se a casa do idoso tiver maçanetas redondas ou difíceis de manusear, isso pode ser um empecilho para que os idosos fiquem presos em cômodos, sobretudo no banheiro. O modelo de maçanetas estilo alavanca é o mais recomendado para casas com idosos por exigirem menos esforço para abrir e fechar.
Em relação às portas, elas devem ter uma largura de, pelo menos, 80 cm, caso o idoso precise de andador ou cadeira de rodas.
6. Iluminação faz toda a diferença
Uma casa escura é o ambiente perfeito para quedas e acidentes. É importante que todos os cômodos sejam bem iluminados, com lâmpadas que auxiliem o idoso a enxergar os caminhos. É natural do envelhecimento a piora da visão, por isso é importante garantir a visibilidade.
Deixe também luzes acesas à noite, no caminho do quarto do idoso para o banheiro e cozinha, ou use lâmpadas automáticas com sensores que acendem e apagam com a captação de movimento. Isso facilitará muito na mobilidade à noite, evitando que o idoso precise ir até o interruptor para acender a luz.
Nas escadas, coloque sinalizadores nos degraus para facilitar, assim como você encontra nos cinemas, sabe?
7. Como deixar a casa mais segura para idosos: câmeras de segurança
As câmeras de segurança não servem para prevenir quedas, mas são importantes para deixar a casa mais segura, de modo geral.
Tanto para evitar invasões quanto para que a família possa averiguar a atuação de cuidadores. Infelizmente, a violência contra idosos é muito comum e é necessário ter um controle.
8. Pulseira de emergência
Melhor ainda que a câmera de segurança e a presença de cuidadores – já que ambos podem tirar a privacidade do idoso em casa – é a pulseira de emergência. Além de manter a pessoa segura em casa, o dispositivo é portátil e pode ser usado também fora de casa.
A pulseira é um dispositivo que conta com um botão SOS, que pode ser apertado sempre que o idoso precisar. Caso ele se sinta mal, precise de ajuda ou sofra uma queda, ele aperta o botão, que entra em contato imediatamente com uma central de monitoramento.
Este serviço é oferecido pelo Viva, uma empresa com mais de 20 anos de experiência em Monitoramento de Idosos e pioneira no Brasil neste segmento.
No Viva, a Central de Monitoramento funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e os operadores são altamente treinados para lidar com emergências.
Além do botão, o Viva conta com:
- Sensor automático de quedas, capaz de detectar impactos mais bruscos e identificar se o idoso ficar um tempo imóvel. Assim, o aparelho aciona a central mesmo que o idoso esteja desacordado ou impossibilitado de apertar o botão.
- Localização por satélite, que ajuda a encontrar o idoso caso ele esteja perdido. Essa funcionalidade é muito útil principalmente para pessoas que tenham idosos com Alzheimer na família.
Quer saber mais como funciona o Viva?
VIVA Monitoramento: ajuda imediata, 24h por dia, com um simples apertar de botão
Se você está preocupado com as quedas no dia a dia, mora sozinho ou quer mais tranquilidade e segurança na terceira idade, pode conhecer a tecnologia do Viva.
O VIVA é um sistema de monitoramento inteligente para idosos, portátil, com sensor de quedas automático e GPS. Com o aparelho, em caso de mal-estar ou outras emergências, basta acionar o botão de SOS. Imediatamente, a equipe de atendimento 24h responderá pelo viva-voz acoplado ao aparelho, entenderá a situação e enviará ajuda.
Em caso de quedas, se você não conseguir acionar o botão, o dispositivo também consegue captar impactos consideráveis e chamar a Central imediatamente. Clique para receber a sua cotação.
Related Posts
4 desafios do envelhecimento populacional
O tempo não para. Cada vez mais, a expectativa de vida aumenta e a população envelhece em todo o mundo. Mas, será que estamos...
Telemedicina para pacientes com doenças crônicas: mais qualidade no atendimento, por menor custo?
A tecnologia e a inteligência artificial trazem inovações e melhorias para muitas áreas da nossa vida. E é claro que na saúde...