Ela pode ser considerada um entretenimento e até um meio de ganhar uma graninha após a aposentadoria. Mas o ponto principal é que a arte na terceira idade pode trazer diversos benefícios para a saúde mental do idoso.
Deixar a imaginação tomar conta e fazer com que o pensamento flua para outros lugares pode tornar o dia a dia do idoso muito mais interessante. Ele pode se sentir mais útil, o que é uma reclamação constante de quem já chegou à terceira idade.
Por isso, nesse texto, vamos mostrar exatamente como a arte na terceira idade pode ser importante para o idoso e quais são as atividades incluídas nesse processo!
Quais atividades artísticas o idoso pode fazer?
Antes de escolher o tipo de arte que será introduzida na rotina do idoso, é importante avaliar se existe alguma contraindicação médica para sua realização.
Isso porque, se o idoso possui problemas no joelho, por exemplo, dificilmente ele vai conseguir realizar uma atividade de dança sem sentir dor ou se machucar. Por esse motivo, o acompanhamento médico especialista se faz tão importante nesse momento.
De toda forma, separamos aqui algumas dicas de atividades que podem ser incluídas na rotina do idoso e, geralmente, sem contraindicação:
- Pintura;
- Desenho;
- Modelagem.
- Colagem;
- Artesanato;
- Sons;
- Música;
- Criação de personagens.
Além disso, ainda é possível sair um pouco da caixinha e pensar em outros tipos de atividades, que incluem a arte, como uma opção:
- Ir a uma apresentação teatral;
- Assistir apresentações musicais;
- Visitar museus ou exposições;
- Participar de grupos de corais ou canto;
- Representar ou dançar.
Viu como a arte pode estar presente no dia a dia do idoso como uma forma simples e interessante? Lembre-se: o conjunto dessas alternativas pode promover diversos benefícios.
Benefícios da arte para quem está na terceira idade
Diversos grupos de apoio ao idoso utilizam a arteterapia como um processo para promover atividades, trabalhar pensamentos e emoções dos idosos e incentivar o processo criativo daqueles que já estão na melhor idade.
Dentre os principais benefícios da arte para a terceira idade, estão:
Estímulo da coordenação motora
Algumas formas de arte trabalham a coordenação motora como principal ponto. Ao colocar em prática, é possível desenvolver e melhorar os movimentos como um todo, criar mais consciência corporal e até equilíbrio, o que auxilia o idoso a ter total independência no dia a dia.
Melhorar a coordenação motora é fundamental para prevenir quedas, um dos principais problemas que acometem as pessoas na terceira idade.
Além de auxiliar na coordenação motora, a arte ainda pode estimular a visão e a audição, como nos casos da dança, do desenho, a pintura e o trabalho com esculturas.
Ajuda e reabilitação da memória
Aprender algo novo e desenvolver o que já aprendeu pode ajudar na manutenção e reabilitação da memória do idoso. Para quem está na terceira idade, esse é um ponto muito importante, já que é comum idosos terem problemas de memória ao longo do tempo.
A arte vem como um ponto de apoio nessa questão. Com técnicas de desenvolvimento e reprodução contínua do processo, o idoso tendo a trabalhar cada vez mais a memória.
Trabalha a criatividade
A fase idosa é um período em que a pessoa pode se sentir mais sozinha dentro de uma sociedade. Sendo assim, ela acaba ficando mais em casa e não desenvolve habilidades tão importantes, como a criatividade.
A arte, por ser uma atividade individual ou coletiva, estimula a criatividade do idoso. Além disso, por ser trabalhos que movimentam o corpo de alguma forma, isso gera mais autoconfiança.
Promove interação social
Só de ser uma atividade que pode ser praticada em grupo, a arte já é extremamente benéfica para o idoso. Conforme já falamos, a pessoa na terceira idade tende a se sentir mais sozinho e com menos interações sociais. E a arte pode ajudar nesse processo.
Apresentar um trabalho artesanal, dançar e se apresentar, mostrar uma pintura ou uma escultura que fez. A arte ajuda no bem-estar e na socialização e pode até melhorar a autoestima e o humor do idoso.
Existe comprovação clínica dos benefícios da arte na terceira idade?
Se você acredita muito na ciência, vai gostar de saber que existem comprovações clínicas sobre os benefícios da arte na terceira idade.
O Ministério da Saúde, em 2017, reconheceu a arte como um tratamento alternativo para idoso e passou a indicar a arteterapia como parte de um processo de tratamento contra depressão e sedentarismo.
Um estudo da OMS, de 2019, a pesquisa “Quais são as evidências sobre o papel da arte na melhoria da saúde e do bem-estar?” também analisou quais seriam as atividades que buscam promover a saúde do idoso e a arte era uma delas.
Um paciente com demência, por exemplo, ao escutar música, desenvolve a lembrança de fatos que ele não lembrava mais. Dessa forma, a música pode ser incluída, de fato, no tratamento dele.
Um estudo publicado no jornal ABC foi além. Nele, é possível ver a comprovação clínica de que atividades artísticas ajudam no estímulo da atividade cerebral, promovendo a capacidade de análise e raciocínio lógico.
Além disso, a arte ainda ajuda na redução do estresse, na promoção do relaxamento e no bem-estar geral não só do idoso, mas de qualquer pessoa de qualquer idade.
A busca pelo bem-estar do idoso
Um dos pontos mais importantes é que a busca pelo bem-estar do idoso pode ser algo mais simples do que se possa imaginar.
Na verdade, existem ações que podem promover tanto o bem-estar físico quanto o bem-estar mental do idoso, o que promove sua independência e autonomia.
Atividades artísticas por si só já conseguem fazer algo incrível para o dia a dia do idoso. Agora imagina se isso tudo estiver alinhado a um acompanhamento médico adequado, com exames regulares? Os benefícios podem ser ainda maiores.
Por isso, esteja sempre atento ao que pode ser feito para promover esse bem-estar para o idoso. Para saber Como Cuidar Bem da Saúde do Idoso, acesse o link e leia nosso ebook especial e gratuito sobre o assunto.
Um material pensado para ajudar quem cuida de uma pessoa idosa ou para quem já está se cuidando para ter mais longevidade!
VIVA Monitoramento: ajuda imediata, 24h por dia, com um simples apertar de botão
Se você está preocupado com as quedas no dia a dia, mora sozinho ou quer mais tranquilidade e segurança na terceira idade, pode conhecer a tecnologia do Viva.
O VIVA é um sistema de monitoramento inteligente para idosos, portátil, com sensor de quedas automático e GPS. Com o aparelho, em caso de mal-estar ou outras emergências, basta acionar o botão de SOS. Imediatamente, a equipe de atendimento 24h responderá pelo viva-voz acoplado ao aparelho, entenderá a situação e enviará ajuda.
Em caso de quedas, se você não conseguir acionar o botão, o dispositivo também consegue captar impactos consideráveis e chamar a Central imediatamente. Clique para receber a sua cotação.
Related Posts
Enfisema pulmonar em idosos: entenda os riscos e os sintomas.
Sintomas como tosse e falta de ar são muito comuns em pessoas na terceira idade e, por causa disso, é preciso estar atento aos...
Vacina para idosos: qual a ordem de vacinação contra a Covid-19 no Brasil?
O plano nacional de vacinação contra a Covid-19 no Brasil já começou. A vacina para idosos, para profissionais da área da...