Você sabe quais são os alimentos que aumentam a imunidade? Existem algumas épocas do ano em que a preocupação com a imunidade se torna algo muito importante, principalmente quando o assunto é a saúde dos idosos.
Por isso, estar atento à alimentação e procurar desenvolver atividades que proporcionam o aumento da imunidade para eles, é imprescindível.
Neste texto, você vai conhecer 15 alimentos que aumentam a imunidade do idoso e entender por que cuidar da imunidade é tão importante.
15 alimentos que aumentam a imunidade
Uma boa alimentação pode significar uma vida mais saudável para o idoso. Isso porque vários nutrientes funcionam como uma forma de medicação natural, além de aumentar a imunidade da pessoa na terceira idade.
Cuidar da alimentação do idoso pode significar muito mais do que o aumento da imunidade, pode significar o auxílio para tratamento de doenças.
Confira abaixo 15 alimentos que aumentam a imunidade e insira-os na dieta do idoso!
Açaí
O açaí é muito popular no Brasil. Ele é rico em antocianinas e em vitaminas C e E, potássio, magnésio e cálcio. Essa é uma combinação perfeita para deixar seu organismo em perfeito funcionamento.
É preciso, porém, evitar o excesso do açaí consumido com açúcar como xarope de guaraná e leite condensado. Esse consumido pode ser prejudicial à saúde do idoso.
Brócolis
Os brócolis são um vegetal rico em vitamina C, muito importante para quem deseja aumentar a imunidade. Este é um alimento muito conhecido e consumido e que possui uma boa resposta para a saúde do idoso.
Alho
Não é conversa de vó: estudos mostram que o consumo diário de alho reduz o número de resfriados. E isso é muito importante quando falamos em saúde dos idosos, já que doenças respiratórias leves podem, mais facilmente, evoluir para pneumonias.
O alimento é rico em vitaminas B6, B1 e C, além de possuir também fibra, cobre, cálcio, potássio, fósforo, selênio e ferro.
Abacate
Pode ser consumido em sua forma natural ou por meio de vitamina. O abacate possui magnésio, além de ser rico em diversas vitaminas e nutrientes que ajudam no bom funcionamento do coração.
O abacate também em rico em glutationa, antioxidante potente para o corpo humano.
Chocolate amargo
Para quem gosta de chocolate, vai uma boa notícia: o chocolate amargo que possui, geralmente, 80% de cacau ou mais, também é ótimo para imunidade.
Azeite de oliva
Você costuma colocar azeite no alimento? Saiba que o consumo diário de três a seis colheres de azeite pode ajudar até com o tratamento de câncer.
Além disso, o alimento também é usado para aumento da imunidade.
Morango
O morango é um alimento rico em vitamina C e antioxidantes que ajudam a aumentar a imunidade. É muito importante, porém, que você esteja atento se o alimento possui uma quantidade grande de agrotóxicos, que podem ser prejudiciais à saúde.
Outras frutas ricas em vitamina C são a acerola, laranja e o kiwi.
Batata-doce
A batata-doce é outro alimento bastante consumido pelos brasileiros e que possui uma grande quantidade de vitamina A, C e outros compostos antioxidantes.
A vitamina A, contida na batata-doce, pode ajudar no tratamento de diversas doenças infecciosas.
Frutos secos
Os frutos secos como amendoins, castanhas do Pará e nozes são alimentos ricos em zinco, que ajuda na cicatrização de feridas e recuperação dos tecidos.
A amêndoa é rica em vitamina E, que atua como antioxidante, regula e estimula as células do sistema imune.
Gengibre
Muitas vezes usado para fazer sucos, o gengibre é uma raiz que contem gingerol, que exerce propriedade antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante.
Este alimento ajuda em tratamento contra doenças crônicos como obesidade e diabetes e doenças cardiovasculares.
Salmão
Rico em ômega 3, o salmão ajuda a aumentar o sistema imunológico do idoso assim como auxilia no tratamento anti-inflamatório melhorando a saúde de uma forma geral.
Além do salmão, outros frutos do mar também possuem ômega 3 como sardinha, truta, atum, cavalinha e ostras.
Pimentões
Os pimentões vermelhos são ricos em vitaminas C, E, A e K1, betacaroteno e ácido fólico, que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
Limão
O limão também não poderia ficar fora dessa lista. O alimento é rico em vitamina C e possui propriedades antibacterianas importantes que, como um todo, ajuda na proteção do corpo contra deficiências no sistema imune.
Kombucha
Os Kombuchas caíram nas graças de quem está realmente preocupado com a saúde. O Kombucha é uma bebida fermentada feita a partir de chás e pode trazer diversos benefícios para o intestino e ainda fortalecer o sistema imunológico.
Cogumelos
Ricos em vitamina B, riboflavina e niacina, os cogumelos ainda fornecem o mineral selênio, que ajudam na imunidade do idoso.
Além disso, os cogumelos ajudam na redução do risco de câncer e melhoram a cognição e o controle de peso.
Quais são os sintomas de imunidade baixa?
Se você é idoso ou cuida de alguém na terceira idade, é muito importante que esteja atento a alguns sintomas que podem indicar que a saúde não está nada bem.
Alguns sintomas são indícios de que a imunidade está baixa, como:
- Náuseas e vômitos;
- Otites no ouvido;
- Febre e calafrios;
- Gripes e resfriados;
- Amigdalite e herpes;
- Queda de cabelo;
- Unhas fracas;
- Diarreia por período prolongado.
Vale ressaltar que, ao verificar alguns desses sintomas, o médico especialista deve ser procurado imediatamente. Somente o médico poderá interferir com medicações para qualquer tratamento do idoso.
Por que devemos cuidar da imunidade do idoso?
Devemos nos preocupar com a imunidade em qualquer fase da vida, mas é na fase idosa que fortalecer a imunidade se torna ainda mais importante.
O idoso, normalmente, já possui mais propensão a desenvolver doenças e, com a imunidade baixa, o corpo se torna mais vulnerável, fazendo com que o contágio seja mais fácil e os tratamentos fiquem mais complexos.
Cuidar da imunidade do idoso significa cuidar de doenças que ele já tem e ainda prevenir aquelas que podem chegar.
Se você deseja entender um pouco mais sobre como a alimentação pode ajudar na saúde do idoso, confira como cuidar da alimentação do idoso!
VIVA Monitoramento: ajuda imediata, 24h por dia, com um simples apertar de botão
Se você está preocupado com as quedas no dia a dia, mora sozinho ou quer mais tranquilidade e segurança na terceira idade, pode conhecer a tecnologia do Viva.
O VIVA é um sistema de monitoramento inteligente para idosos, portátil, com sensor de quedas automático e GPS. Com o aparelho, em caso de mal-estar ou outras emergências, basta acionar o botão de SOS. Imediatamente, a equipe de atendimento 24h responderá pelo viva-voz acoplado ao aparelho, entenderá a situação e enviará ajuda.
Em caso de quedas, se você não conseguir acionar o botão, o dispositivo também consegue captar impactos consideráveis e chamar a Central imediatamente. Clique para receber a sua cotação.
Related Posts
Alimentos com Vitamina D: 6 fontes para incluir na dieta dos idosos
Uma alimentação balanceada é uma das chaves para um envelhecimento saudável. O consumo de alimentos com vitamina D, junto a...
Alimentos ricos em colágeno: 7 opções para incluir no dia a dia
Muito mais do que prevenir rugas, o colágeno é fundamental para a proteção e integridade das células, articulações e dos...