Começa hoje, 11 de julho, a Semana da Longevidade do Viva. Acesse o YouTube e ative as notificações!
A sociedade está envelhecendo e é urgente que comecemos a falar sobre o assunto. Discutir formas de melhorar a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos e ajudá-las a prevenir doenças e viver mais.
Foi pensando nisso que o Viva Tecs lançou a Semana da Longevidade. Uma semana com diversos conteúdos criados por especialistas em:
- Nutrição
- Saúde mental e Alzheimer
- Atividades físicas
- E segurança
Quatro aulas focadas em levar até você informações confiáveis, seguras e completas para que todos possam aprender como cuidar melhor da saúde do idoso.
Por que a Semana da Longevidade é tão importante?
Você sabia que 14% da população brasileira tem mais de 60 anos de idade? E que em 2100, esse número vai saltar para 40%? Essa é uma projeção do IBGE, que mostra o avanço do envelhecimento populacional no país.
A grande questão quando falamos no envelhecimento é que, com esse grande volume de pessoas com idade avançada, o sistema de saúde pode não conseguir suprir a demanda de tratamentos, medicações e procedimentos que a faixa etária necessita.
Ainda que a população de idosos mundial vá dobrar até 2050 (como nos dizem os dados da OMS), isso não quer dizer que as pessoas vão envelhecer com saúde.
Com o envelhecimento, é normal que o corpo fique mais susceptível ao aparecimento de doenças, em um processo que chamamos de senescência.
O que acontece com o corpo quando envelhecemos?
Senescência é o envelhecimento natural do corpo, comum a todas as pessoas, que causa a:
- Perda muscular e óssea
- Redução dos neurônios
- Dificuldade para digerir, respirar, se equilibrar, enxergar, ouvir e outros.
Aqui também acontece a degeneração do tecido muscular do coração, prejudicando a circulação sanguínea.
E garantir o tratamento adequado para todas as pessoas seria mais dispendioso e passível de um colapso do sistema. Além de menos efetivo, já que “prevenir é melhor do que remediar”.
Por isso, há um esforço dos profissionais de saúde e do sistema em geral de promover a medicina preventiva. Atitudes que as pessoas podem tomar no dia a dia para fortalecer o sistema imunológico e nervoso, e prevenir doenças.
Muita gente não sabe, mas a maioria das doenças crônicas – como colesterol alto, hipertensão arterial, AVC – poderiam ser evitadas (ou ter suas chances de desenvolvimento reduzidas) com mudanças simples nos hábitos durante a vida.
Para solucionar essa questão, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) estabeleceram diretrizes para apoiar ações de construção de uma sociedade para todas as idades.
E elas envolvem, justamente, as diversas áreas relacionadas à vida e saúde do idoso:
- Saúde física
- Mental
- Alimentação
- Segurança e prevenção de quedas.
Conteúdos das aulas – Semana da Longevidade
Veja o que teremos em cada aula:
Aula 1 – Nutrição na Terceira Idade
Para conduzir a primeira aula, o Viva convidou a nutricionista Rafaela Vieira e Souza, que é Doutoranda e Mestre em Ciências da Saúde e Integrante do Núcleo de Alimentação e Nutrição nos Ciclos da Vida.
Em sua aula, Rafaela mostra porque garantir a alimentação balanceada, com todos os nutrientes que o corpo precisa para se manter saudável, é uma das principais formas de prevenção de doenças e qualidade de vida para o idoso.
Dicas de como estimular o apetite, como deve ser uma dieta balanceada focada na saúde do idoso e outras!
Aula 2 – Atividade Física na Terceira Idade
Junto com a alimentação, as atividades físicas devem fazer parte da rotina do idoso, com foco em seu bem-estar e, claro, na saúde. O sedentarismo é um dos principais causadores de doenças crônicas e manter-se ativo pode prevenir diversos problemas de saúde.
Para ajudar neste ponto, convidamos o Educador Físico Lucas Furtado, especialista em Atividade Física Adaptada e Saúde e em Treinamento Desportivo.
Em sua aula, Lucas mostra não só a importância de se manter ativo, mas dá dicas práticas de exercícios físicos para idosos que podem ser feitos diretamente de casa. Atividades simples, mas que trazem muitos benefícios à saúde corporal.
Aula 3 – Saúde Mental na Terceira Idade e Alzheimer
E é claro que não podemos falar apenas da saúde física. A saúde mental é hoje um dos principais pontos de atenção quando falamos no envelhecimento.
Afinal, junto com o avançar da idade, vêm outras questões – como a saída dos filhos de casa, a aposentadoria, a redução da mobilidade e da independência que se tinha durante a juventude.
A depressão, a solidão e outros transtornos mentais têm se tornado cada vez mais frequentes entre os idosos e é preciso cuidar desses problemas.
Além disso, quando se chega à terceira idade, outro mal assusta muito as pessoas, que é o Alzheimer, principal demência entre os idosos.
Para falar sobre esses assuntos, chamamos Aline D’Avila Barbosa, que é Psicóloga com mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano (Cognição e Linguagem) pela UFMG e Doutoranda em Psiquiatria e Saúde Mental pela UFRJ.
Aula 4 – Segurança para a vida dos idosos
Por fim, não poderíamos deixar de finalizar a Semana da Longevidade com o assunto do qual somos especialistas: segurança.
Nessa fase da vida, as quedas são muito comuns. 25% das pessoas com mais de 60 anos e 40% dos idosos com mais de 80 anos sofrem pelo menos uma queda a cada ano.
Além disso, outros fatores de risco, como o risco de infartos, tonturas, fraturas ou picos de pressão, são extremamente comuns.
Principalmente se o idoso morar sozinho, essas situações se tornam muito graves e podem até ser fatais, caso a pessoa não tenha assistência rápida.
Com o Viva, temos a solução ideal para levar ajuda sempre que o idoso precisar, com a máxima velocidade e em qualquer dia e horário. Com nosso dispositivo, o idoso que estiver em emergência pode apertar um botão, que o conecta à nossa Central de Monitoramento 24h. Nossos atendentes vão entender a situação e enviar socorro imediato.
Isso faz com que a família fique mais tranquilidade em relação à segurança do idoso e permite que a pessoa na terceira idade possa manter sua privacidade e autonomia em casa.
O Viva ainda tem um GPS interno, que mostra a localização do idoso, caso ele fique perdido. Isso é muito comum entre pessoas com Alzheimer.
Para falar mais sobre a segurança do idoso e sobre o dispositivo, a quarta aula da Semana da Longevidade será conduzida por Fernanda Resende, nossa especialista.
Como funciona a Semana da Longevidade do Viva?
A Semana da Longevidade é dividida em quatro aulas online, que acontecem gratuitamente no YouTube do Viva, sempre às 20h, de segunda a quinta-feira.
Durante essa semana, quatro especialistas te ensinam a cuidar melhor da saúde e da segurança das pessoas na terceira idade. É ideal para quem está envelhecendo e chegando a essa fase da vida, para cuidadores de idosos ou para quem tem idosos na família.
Além das aulas, o Viva vai disponibilizar material didático, além de muitos benefícios exclusivos aos participantes.
Caso você tenha alguma dúvida, também pode conversar conosco pelo WhatsApp do Viva (31 3181-0676) e ter, assim, um acompanhamento mais próximo.
Ficou interessado em participar? Acesse a página da Semana da Longevidade e faça sua inscrição para receber os links das aulas.
VIVA Monitoramento: ajuda imediata, 24h por dia, com um simples apertar de botão
Se você está preocupado com as quedas no dia a dia, mora sozinho ou quer mais tranquilidade e segurança na terceira idade, pode conhecer a tecnologia do Viva.
O VIVA é um sistema de monitoramento inteligente para idosos, portátil, com sensor de quedas automático e GPS. Com o aparelho, em caso de mal-estar ou outras emergências, basta acionar o botão de SOS. Imediatamente, a equipe de atendimento 24h responderá pelo viva-voz acoplado ao aparelho, entenderá a situação e enviará ajuda.
Em caso de quedas, se você não conseguir acionar o botão, o dispositivo também consegue captar impactos consideráveis e chamar a Central imediatamente. Clique para receber a sua cotação.
Related Posts
Quais os principais cuidados com idosos no Carnaval?
Se existe idade para cair na folia, podemos afirmar que são todas elas. E para aproveitar esse período com saúde e segurança é...
Pulseira de Emergência para Idosos: como funciona o monitoramento pessoal?
Quem não deseja ter proteção e segurança em caso de qualquer emergência em casa e na rua, mas continuar tendo independência e...