Você sabe o que é vitamina B12, para que serve e em quais alimentos podemos encontrar?
Todos nós sabemos que a alimentação é uma das bases que determina a saúde de uma pessoa. Isso porque alguns alimentos são essenciais para o nosso bem-estar, e a vitamina B12 é um desses.
Quando os níveis de B12 estão baixos no sangue, o ser humano pode desenvolver lesões neurológicas, anemias e fadigas crônicas, além de outras doenças.
Por isso, uma alimentação saudável e balanceada, rica em vitamina B12 é tão importante. E é sobre isso que vamos falar neste texto!
Se você quer saber mais sobre os benefícios da vitamina B12, continue a leitura!
Qual é a função da vitamina B12?
Também chamada de cobalamina, a vitamina B12 essencial para o funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular.
Ela é usada na produção de DNA e RNA, na formação de células sanguíneas e na construção da bainha de mielina, que é uma espécie de fita isolante que garante o bom funcionamento dos neurônios.
A vitamina B12 é essencial para o sistema nervoso, cardiovascular e no metabolismo de gordura.
Vale ressaltar que o nosso corpo não é capaz de produzir a B12 e, por isso, é preciso que haja o consumo de alimentos que a contenham.
Quais os sintomas da falta de vitamina B12 no copo?
Os sintomas da falta da vitamina B12, geralmente, estão relacionados aos sistemas nervoso e sanguíneo que tem sua função prejudicada pelo déficit dessa vitamina.
A falta da vitamina faz com que a pessoa não produza sangue de forma eficiente, causando um tipo de anemia que inclusive tem um nome próprio: Anemia perniciosa. Essa anemia por sua vez pode causar fraqueza, palpitações, tonturas, falta de ar, irritabilidade, perda de peso.
Outra consequência da falta da vitamina B12 é o comprometimento da função e regeneração dos neurônios, podendo causar confusão mental, sonolência, perda de equilíbrio, dificuldade da memorização, concentração e atenção, dormência em extremidades, depressão podendo em casos avançados ocasionar até o coma.
Além disso, dormência ou formigamento em partes do corpo, sensação de pressão, frio ou queimação nas extremidades, como pés, mãos, braços e pernas, também são sintomas vindos do baixo nível de vitamina B12 no corpo.
Dentre os sintomas também estão: inflamações da boca, estômago e intestino, problemas de visão, perda de apetite, desequilíbrio do sistema gastrointestinal, perda de peso e pele amarelada.
O que causa falta de vitamina B12?
A vitamina B12 só chega no nosso organismo através da alimentação. E a única fonte natural é através da ingestão de alimentos de origem animal.
O principal motivo da falta de vitamina B12 é a ingestão deficitária de alimentos de origem animal. Esta ocorre principalmente em idosos e em dependentes de álcool que não se alimentam de forma eficiente. Veganos também são grupo de risco.
A falta de vitamina B12 também pode ocorrer em pessoas com ingestão satisfatória de vitamina B12 mas que tem sua absorção comprometida por doenças gastrointestinais ou uso de medicações.
Alguns exemplos de enfermidades que limitam a absorção da vitamina B12 são a Doença de Crohn, ileítes crônicas, pessoas que passaram por procedimento para retirada de partes do intestino ou que foram submetidos a procedimentos de redução de estômago e Bypass gástrico.
Dentre as medicações que podem comprometer a absorção da vitamina B12 pelo intestino estão antibióticos, algumas medicações para controle de diabetes como a metformina, medicamentos para diminuição de produção de ácido gástrico como Omeprazol.
Em todos esses casos pode ser necessário, com o auxílio de um médico, avaliar a necessidade de suplementação vitamínica.
Qual a recomendação para consumo da vitamina B12?
De acordo com o Instituto de Medicina dos EUA (Food and Nutrition Board), o consumo diário recomendado é de cerca de 3 microgramas para adultos e até 1,8 microgramas para crianças.
Para se ter uma ideia de alguns alimentos, separamos abaixo a quantidade de vitamina contida em uma quantidade equivalente a 100g:
- O queijo fresco possui 1,0 micrograma;
- O iogurte possui 0,4 micerogramas;
- O leite de vaca possui 0,4 microgramas;
- O ovo de galinha possui 1,8 micrograma;
- Só a clara do ovo de galinha possui 01 micrograma.
Quais alimentos são ricos em vitamina B12
As principais fontes naturais de vitamina B12 são os alimentos de origem animal. Alguns vegetais como a soja e a alga Nori (normalmente usada em comida japonesa) possuem formas análogas de vitamina B12 que não têm boa absorção pelo nosso organismo, não sendo fontes confiáveis da vitamina.
Dentre as melhores fontes naturais estão:
- Fígado, que lidera com doses altíssimas de vitamina B12;
- Ostras;
- Peixes (atum, salmão, truta);
- Carne vermelha;
- Aves;
- Derivados do leite como iogurte e queijos;
- Gemas e claras de ovos de galinha.
No caso de veganos, alguns alimentos sem origem animal podem ser fontes de vitaminas B12 como:
- Cereais matinais;
- Leite, iogurte ou queijo de soja;
- Extratos de leveduras, que podem ser adicionados a outros alimentos como molhos, purês, massas, sopas e saladas.
Quando é necessário realizar a suplementação de vitamina B12
Os idosos, geralmente, são uma parte da população que ingere pouca vitamina B12. Por isso, é muito importante que se tenha uma avaliação nutricional para a introdução de uma dieta balanceada.
Uma avaliação minuciosa do médico do vai indicar se é necessária a suplementação de vitamina. Isso por que o ideal é que essa reposição seja feita por meio dos alimentos já disponíveis no mercado.
Em alguns casos essa suplementação é extremamente necessária como pessoas:
- Com HIV positivo;
- Com doenças inflamatórias intestinais;
- Com gastrite atrófica;
- Com pós operatório de bariátrica;
- Com absorção inadequada por disbiose;
- Entre outras situações.
Estar atento à saúde do idoso pode evitar maiores problemas no futuro, como doenças e baixa vitaminas. Por isso, manter o acompanhamento médico de perto e uma dieta prescrita por nutricionista pode ajudar.
Além disso, você pode se manter informado em nosso blog. Periodicamente postamos diversos conteúdos para ajudar a cuidar da alimentação do idoso e da saúde como um todo. Confira nosso blog e conheça nossos conteúdos exclusivos!
VIVA Monitoramento: ajuda imediata, 24h por dia, com um simples apertar de botão
Se você está preocupado com as quedas no dia a dia, mora sozinho ou quer mais tranquilidade e segurança na terceira idade, pode conhecer a tecnologia do Viva.
O VIVA é um sistema de monitoramento inteligente para idosos, portátil, com sensor de quedas automático e GPS. Com o aparelho, em caso de mal-estar ou outras emergências, basta acionar o botão de SOS. Imediatamente, a equipe de atendimento 24h responderá pelo viva-voz acoplado ao aparelho, entenderá a situação e enviará ajuda.
Em caso de quedas, se você não conseguir acionar o botão, o dispositivo também consegue captar impactos consideráveis e chamar a Central imediatamente. Clique para receber a sua cotação.
Related Posts
Colesterol alto: quando é considerado e quais os riscos?
Para entender o que é colesterol alto é preciso saber, em primeiro lugar, que esse é um inimigo silencioso da saúde. Afinal,...
Como cuidar da alimentação do idoso
A alimentação é um dos principais fatores de uma vida saudável e, se negligenciada ou mal cuidada, também é uma das principais...