Indicado por diversos profissionais, o Tai Chi Chuan está na lista de exercícios mais praticados por pessoas na terceira idade. A prática, que une exercícios de corpo e mente, pode ser ideal para relaxamento e controle da respiração. Mas por que o Tai Chi Chuan é ideal para idosos?
Estudos apontam que a prática de Tai chi Chuan podem ajudar na redução das dores, promoção da saúde do coração, contribui para a densidade óssea e melhora a qualidade de vida como um todo.
Quer conhecer um pouco mais sobre essa prática e saber como o idoso pode se beneficiar com ela? Continue a leitura!
Por que o Tai Chi Chuan é ideal para idosos?
O Tai Chi Chuan é considerado uma meditação em movimento. Mas o que de fato isso significa?
Significa que toda a atividade do corpo é sincronizada com movimentos lentos e suaves, o trabalho da mente e concentração, o equilíbrio e a respiração. Só por aí você já consegue imaginar o porquê de o Tai Chi Chuan ser ideal para idosos.
Esses são os pontos primordiais para quem está na terceira idade. É claro que todo esse trabalho deve ser feito com acompanhamento e indicação médica, para que o idoso não faça nenhum tipo de atividade sem orientação.
Segundo a Harvard Medical School, o Tai Chi Chuan está na lista das cinco melhores atividades físicas para todas as faixas etárias, mas a universidade destaca sua prática para a terceira idade.
O Tai Chi Chuan pode oferecer resultados surpreendentes aos praticantes, com destaque para a promoção da saúde como um todo.
Quais são os 5 principais estilos do Tai Chi Chuan?
Os nomes dos principais estilos do Tai Chi Chuan se dão de acordo com as famílias dos seus criadores. Dessa forma, é possível ver os estilos Chen, Yang, Wu/Hao, Wu e Sun.
Confira abaixo as características de cada um dos estilos:
Estilo Tai Chi Chuan Chen
O estilo Chen do Tai Chi Chuan é conhecido devido a sua forma dinâmica, sua postura retraída e sua posição de força explosiva, o Fa Jin.
Este é o estilo mais antigo da prática e foi desenvolvido pelo Chen Zhenglei, herdeiro da 19ª geração da Família Chein.
O Chen é ideal para uso paliativo contra doenças cardiovasculares, além de ajudar no equilíbrio do corpo.
Estilo Tai Chi Chuan Yang
Este é o estilo mais popular do Tai Chi Chuan.
O Yang proporciona uma prática de movimentos e círculos verticais. O exercício é feito com uma leve postura que serve para construir uma base sólida para o corpo, proporcionando um maior controle sobre ele.
O Tai Chi Chuan Yang foi criado pelo mestre Yang Jun.
Estilo Tai Chi Chuan Wu/Hao
Este é o estilo de Tai Chi Chuan que mais enfatiza o aprimoramento pessoal a níveis internos. É o estilo mais avançado entre todos os outros e não é muito recomendado para aquelas pessoas que estão iniciando sua prática.
O Wu/Hao é ideal para a prática de concentração interna e aprendizagem de movimentos internos e externos.
Essa é uma técnica derivada das famílias Wu/Hao.
Estilo Tai Chi Chuan Wu
Este é um conjunto de técnicas que foram aprimoradas e desenvolvidas por mais de 60 anos. O criador do estilo foi o mestre Wu Quanyou.
Sua prática é composta por movimentos amplos, com exercícios realizados em círculos horizontais evidenciando a postura, inclinações para frente ou para o lado.
O Wu é muito usado por praticantes que querem adequar e realinhar a respiração.
Estilo Tai Chi Chuan Sun
O Sun é a prática de Tai Chi Chuan mais bem-sucedida já que, teoricamente, é uma síntese das três artes internas.
Os movimentos do Tai Chi Chuan Sun são mais maleáveis, o que proporciona equilíbrio entre mente, espírito e corpo.
O Sun foi criado pelo mestre Sun Yongtion.
Quais são os maiores benefícios de quem pratica o Tai Chi Chuan?
Dentre os maiores benefícios do Tai Chi Chuan para idosos estão:
- A regulação do sono;
- Redução de rores e de rigidez nas articulações como um todo;
- Melhoria no equilíbrio, o que ajuda na redução de quedas;
- Melhoria da força muscular e do condicionamento físico;
- Melhoria da coordenação motora e da flexibilidade;
- Melhoria da postura;
- Mais calma, consciência e sensação de bem-estar de uma forma geral
Além disso, o Tai Chi Chuan, combinado com a orientação médica adequada, também podem ajudar no tratamento de enfermidades como:
- Artrite: para a melhora de dores, condição física e humor das pessoas com artrite, a orientação é que seja feita a prática de Tai Chi Chuan por uma hora duas vezes por semana por um período de três meses;
- Câncer de mama: a prática de Tai chi Chuan por 12 semanas pode ajudar na melhora da qualidade de vida, capacidade física, força muscular e flexibilidade das mulheres que possuem câncer de mama, auxiliando assim no tratamento da doença;
- Doenças respiratórias: por ser uma prática que trabalha a respiração como um todo, o Tai chi Chuan é indicado para pessoas que sofrem com asma, enfisema pulmonar e bronquite crônica;
- Insônia: 16 semanas de Tai Chi Chuan podem ajudar na melhora da qualidade e duração do sono;
- Fibromialgia: os pacientes que são submetidos a sessões de Tai chi Chuan podem perceber uma melhora significativa no estado de saúde;
- Osteoporose: o exercício é efetivo para manter a densidade óssea em mulheres na menopausa, o que podem ajudar a minimizar quadros de osteoporose;
- Hipertensão: o Tai Chi Chuan pode ajudar a reduzir a pressão arterial, contribuindo assim para o tratamento de hipertensão;
- AVC: 12 semanas de Tai Chi Chuan podem ajudar na melhora significativa de pacientes que sofrerão um AVC.
Quem pode praticar o Tai Chi Chuan?
Qualquer pessoa pode praticar o Tai Chi Chuan, lembrando que, em idosos, é preciso que o exercício seja realizado com a orientação e indicação médica, para que não atrapalhe em algum possível tratamento que o idoso esteja se submetendo.
O mais importante aqui é buscar atividades que contribuem para o bem-estar do idoso como um todo.
Quer saber mais sobre como contribuir para a saúde do idoso? Acesse nosso blog e confira nossos conteúdos gratuitos!
VIVA Monitoramento: ajuda imediata, 24h por dia, com um simples apertar de botão
Quer mais tranquilidade e segurança na terceira idade? O VIVA é um sistema de monitoramento inteligente para idosos, portátil, com sensor de quedas e GPS. Com o aparelho, em caso de mal-estar ou outras emergências, basta acionar o botão de SOS. Imediatamente, a equipe de atendimento 24h responderá pelo viva-voz acoplado ao aparelho, entenderá a situação e enviará ajuda. Clique para receber a sua cotação.
Related Posts
8 Alongamentos para idosos praticarem em casa
Cuidar da saúde do idoso pode ser mais simples do que se possa imaginar. Os alongamentos para idosos podem ser excelentes...
Viagem em família: o que considerar ao viajar com idosos?
Fim de ano chegando e a vontade de viajar aumenta. Nada melhor que curtir as férias com uma viagem em família. Mas existem...