Você sabia que existe Alzheimer precoce que pode acontecer antes dos 65 anos? É importante ressaltar que esse é um tipo raro de Alzheimer que tem início, geralmente, entre 40 e 50 anos, porém, já existem relatos do aparecimento em pessoas ainda mais jovens.
Quando os primeiros sintomas de Alzheimer precoce surgem acabam sendo confundidos com depressão ou excesso de estresse. Por isso que, quando de fato diagnosticado, o Alzheimer acaba sendo tardio.
Mas o que causa o Alzheimer precoce? Como saber que uma pessoa tem a doença? Como cuidar de uma pessoa com Alzheimer?
Este texto vai te ajudar a solucionar essa e outras perguntas sobre essa doença que acomete tantos brasileiros.
Como saber se uma pessoa tem Alzheimer precoce?
Como o Alzheimer precoce não é uma doença comum, muitas vezes, não é diagnosticada em tempo hábil. Por isso, é muito importante que se faça um processo de observação dos sintomas para que a doença seja identificada.
O diagnóstico para o Alzheimer precoce é feito por um médico especializado após uma investigação minuciosa de vários fatores.
O primeiro passo é entender se a pessoa está sofrendo de uma doença que leva à aparência, como um tumor cerebral ou doença vascular cerebral.
O acompanhamento com um neurologista é de extrema importância na identificação do Alzheimer precoce já que esse tipo da doença se desenvolve mais rápido do que sua forma comum, em idade mais avançada, por isso é muito importante que sua identificação seja feita o quanto antes.
Quais são os principais sintomas do Alzheimer precoce?
Mas afinal, quais são os principais sintomas do Alzheimer precoce?
Alzheimer precoce é um tipo de doença degenerativa do cérebro que afeta as habilidades cognitivas e o funcionamento social e emocional. A doença é caracterizada por problemas de memória recorrentes e preocupação gradual da função mental. O problema também pode causar alterações no humor e mudanças comportamentais.
Listamos abaixo os principais sintomas da doença:
- Confusão mental;
- Alteração da visão como a dificuldade de enxergar uma imagem completa;
- Dificuldade de reconhecer rostos;
- Dificuldade de percepção de profundidade;
- Dificuldade de aprendizagem;
- Falhas frequentes da memória;
- Esquecimento de coisas comuns;
- Dificuldade de comunicação;
- Dificuldade para dormir;
- Dificuldade em realizar contas simples;
- Angústia e depressão;
- Perda dos movimentos;
- Agressividade e irritabilidade;
- Hipersexualidade;
- Apatia;
- Guardar objetos em lugares impróprios;
- Permanecer em silêncio por longos períodos.
Quanto tempo dura uma pessoa com Alzheimer precoce?
O Alzheimer é uma demência neurodegenerativa e, por isso, ela é considerada uma doença bastante agressiva.
Geralmente, uma pessoa com Alzheimer pode viver, em média, oito anos, podendo sobreviver por até 20 anos.
Essa previsão vai depender do estágio de diagnóstico da doença e se ela possui outras comorbidades que poderão agravar seu estado de saúde.
O que causa o Alzheimer precoce?
As causas do Alzheimer precoce ainda não estão totalmente definidas e conhecidas, mas acredita-se que a doença se dá por alterações genéticas com mutações dos genes APP, PSEN1 e PSEN2.
Essa mutação leva ao acúmulo de proteínas no cérebro, que pode causar uma inflamação, desorganização e destruição de células neuronais.
Acontece que essas alterações genéticas são hereditárias e, por isso, é muito importante que, ao identificar casos na família, o indivíduo já procure acompanhamento com neurologista o quanto antes.
É possível ter Alzheimer com 20 anos?
Alguns casos de Alzheimer precoce já acometeram pessoas na casa dos 20 anos, portanto é sim possível ter a doença nessa idade, embora não seja tão comum.
Porém, com acompanhamento médico adequado é possível identificar a doença precocemente e realizar o tratamento adequado o quanto antes.
Como cuidar de uma pessoa com Alzheimer
As famílias, geralmente, têm várias dúvidas sobre como lidar com esta situação, não sabem o que fazer e os filhos ficam desesperados quando a mãe ou o pai adoecem com Alzheimer.
De fato, cuidar de uma pessoa com Alzheimer é um trabalho árduo, mas ainda assim possível.
A primeira coisa aqui é aceitar o fato de que a pessoa vai perder suas habilidades e ter que se adaptar às mudanças. Não é justo para o paciente ou para os familiares, mas é inevitável e necessário se adaptar à nova realidade.
Buscar informações sobre cuidado e ajuda de especialistas e ferramentas digitais é um ponto importante nos cuidados.
O monitoramento de idosos do Viva é uma dessas ferramentas, já que o aparelho tem botão SOS para emergências e também GPS caso a pessoa com Alzheimer se perca ao sair de casa.
Com o monitoramento o idoso vai estar sempre amparado e a família muito mais tranquila com os seus cuidados.
É importante também:
- Lembrar a pessoa sobre os seus limites;
- Dar o máximo de atenção possível;
- Evitar proporcionar momentos de estresse;
- Manter a organização do ambiente para que a pessoa não caia ou machuque;
- Manter a ordem de realização das atividades;
- Manter o ambiente claro;
- Manter portas abertas por períodos curtos de tempo, apenas quando necessário.
Como é feito o tratamento de Alzheimer?
A forma de se tratar o Alzheimer vai depender do estágio em que a doença se encontra.
Muitas vezes, o médico especialista vai indicar medicamentos para ajudar a manter as funções cognitivas mentais, além de alguns para melhorar a qualidade do sono e do humor.
O tratamento do Alzheimer é feito por uma equipe multidisciplinar que irá atuar em diversos pontos de melhoria da saúde do paciente.
VIVA Monitoramento: ajuda imediata, 24h por dia, com um simples apertar de botão
Se você está preocupado com as quedas no dia a dia, mora sozinho ou quer mais tranquilidade e segurança na terceira idade, pode conhecer a tecnologia do Viva.
O VIVA é um sistema de monitoramento inteligente para idosos, portátil, com sensor de quedas automático e GPS. Com o aparelho, em caso de mal-estar ou outras emergências, basta acionar o botão de SOS. Imediatamente, a equipe de atendimento 24h responderá pelo viva-voz acoplado ao aparelho, entenderá a situação e enviará ajuda.
Em caso de quedas, se você não conseguir acionar o botão, o dispositivo também consegue captar impactos consideráveis e chamar a Central imediatamente. Clique para receber a sua cotação.
Related Posts
Doença de Alzheimer: quais são os sintomas? Existe tratamento?
A Doença de Alzheimer é a principal forma de demência no mundo. Uma doença que pega muitas famílias de surpresa e que pode ser...
Quais são os sintomas de vista cansada?
A fadiga ocular, conhecida como vista cansada, pode ser causada por diversos fatores diferentes e também pode ser designada...