Ao chegar à terceira idade, é preciso ter alguns cuidados a mais no dia a dia. O risco de quedas e de acontecer alguma emergência de saúde se intensificam e nem sempre há alguém em casa para ajudar a socorrer a pessoa idosa. Este tempo até a ajuda chegar pode ser crucial para salvar uma vida. E é por isso que existe o botão de emergência para idosos.
Continue a leitura e entenda como essa tecnologia pode ajudar na rotina das pessoas com idade avançada e como funciona o dispositivo.
Como funciona o botão de emergência para idosos
Basicamente, o botão de emergência para idosos é um dispositivo – que pode vir no formato de uma pulseira, um pingente, aparelho a se instalar em casa ou outros – que contém um botão que pode ser apertado em caso de qualquer emergência.
Esse aparelho, quando acionado, emite um alarme para uma central de monitoramento externa. Um atendente receberá o chamado e poderá entrar em contato com a própria pessoa para entender o que aconteceu e para uma seleção de contatos de emergência (como familiares, médicos ou até chamar uma ambulância).
Alguns dispositivos são feitos para serem usados em casa, mas também existem outros que possuem sinal GPS e podem localizar o usuário caso ele precise ir à rua, estando sempre “acompanhado”.
Além disso, alguns dispositivos modernos possuem um sensor automático de quedas, que detectam o movimento e o impacto caso a pessoa caia. Caso o idoso esteja desacordado ou sem condições de apertar o botão ativamente, esse dispositivo envia o alarme à central de monitoramento mesmo assim.
Quais as vantagens que o dispositivo traz?
São muitos os benefícios de ter um dispositivo tecnológico para acompanhar a pessoa idosa no dia a dia. Afinal, não são incomuns os acidentes cotidianos, principalmente, quando se está com idade avançada.
- Quedas
- Infartos
- AVC (Acidente Vascular Cerebral)
- Enjoos
- Desmaios
- Alterações súbitas de pressão arterial
Tudo isso é muito comum e pode levar a sequelas ou até mesmo a óbito. Com um atendimento ágil e eficiente realizado após o acionamento do botão, contudo, isso pode ser evitado. Veja só as vantagens do botão de emergência para idosos:
Mais privacidade
Atualmente, existem mais de 4 milhões de idosos vivendo sozinhos no Brasil. Estas pessoas com mais de 65 anos não necessariamente precisam de uma pessoa da família ou cuidador em casa para fazer companhia. Afinal, são perfeitamente capazes de fazer suas tarefas de casa por conta própria e viver uma rotina normal.
Porém, como falamos, os riscos de problemas de saúde repentinos nessa fase da vida são maiores e é preciso ter o mínimo de monitoramento. O botão de emergência para idosos, nesse caso, funciona como um dispositivo que permite esse acompanhamento, sem interferir na privacidade dentro e fora de casa.
Garantia de independência
Com essa sensação de segurança durante os dias, o botão de emergência traz mais autonomia aos idosos, que podem realizar suas atividades com a consciência de que há um suporte especializado por trás, caso algo aconteça.
Isso reduz o medo que muitas pessoas com idade avançada passam a ter, o que as impede de fazer caminhadas, tarefas de casa, cuidar e brincar com os netos, dentre outras. A insegurança pode até levar as pessoas a se isolarem dentro de casa, evitando de passar por situações que possam ser arriscadas para a idade.
Como consequência, o isolamento social pode levar a outros problemas, como depressão, demência, ansiedade ou até a perda da força muscular e óssea devido à falta de atividades físicas.
Segurança e tranquilidade 24h
Nunca se sabe o momento em que uma emergência vai acontecer. Por isso, as centrais de monitoramento ligadas ao dispositivo funcionam 24 horas por dia, 365 dias no ano. A qualquer momento, caso algo aconteça, um atendente estará atento e preparado para fazer o socorro o mais breve possível.
Velocidade no atendimento
E essa velocidade pode ser crucial para salvar vidas. Você sabia que a cada uma hora de atraso no atendimento a emergências, as consequências passam a ser seis vezes mais graves?
Quanto antes um paciente for atendido, maiores as chances de sobrevivência e menores as de apresentar sequelas ou ficar em estado vegetativo após um AVC, por exemplo.
Redução da ocupação de hospitais
O monitoramento pessoal com o botão de emergência pode reduzir até 26% o tempo de permanência nos hospitais, graças à agilidade no atendimento. Com isso, é possível:
- Liberar os leitos para outros pacientes;
- Reduzir o tempo das filas de espera em hospitais e clínicas;
- Te ajudar a economizar com o valor diário de internações;
- Evitar contaminações por outras possíveis doenças presentes nos hospitais.
Redução do risco de morte após uma queda
Uma estimativa do Ministério da Saúde mostra que há uma queda para cada três pessoas com mais de 65 anos no Brasil e que 1/5 dessas pessoas precisam ficar internadas em hospitais. E, infelizmente, grande parte dessas quedas em idosos podem levar ao óbito caso a pessoa não seja atendida a tempo.
Imagine: se uma pessoa na terceira idade vive sozinha e escorrega, ele pode chegar a cair, bater a cabeça e ficar desacordada, sem condições de pedir socorro. O botão de emergência vem justamente para fazer esse papel, sem que seja necessário ter um cuidador dentro de casa o tempo inteiro.
Conheça o VIVA, nosso botão de emergência para idosos
O VIVA é um serviço inovador de monitoramento pessoal de idosos, que já possui experiência no mercado há quase 20 anos. Foi criado pela LifeLink Monitoramento, a empresa pioneira em monitoramento remoto de idosos no Brasil.
Com um dispositivo portátil com botão de emergência, conta com toda a tecnologia que permite a teleassistência.
Ao contratar o serviço, o usuário tem acesso ao dispositivo e, sob qualquer necessidade, pode acionar a Central de Monitoramento do VIVA. Os operadores da central são altamente treinados para atender qualquer emergência e tomar as providências necessárias com a máxima velocidade e trabalham 24 horas por dia.
Você seleciona uma lista de contatos de emergência para que sejam alertados pela central em qualquer situação de urgência.
Quer conhecer mais sobre o VIVA para proteger quem você ama? Clique para receber a sua cotação.
Related Posts
Como deixar a casa mais segura para idosos
Quer saber como deixar a casa mais segura para idosos, para reduzir as preocupações com seus pais e avós? Então, confira...
Monitoramento para idosos: o que é e como funciona?
A vida está passando, seus pais estão envelhecendo e você está aí, sempre preocupado com a saúde e a segurança deles. O ideal...