O colar de emergência para idosos é um dispositivo para trazer mais segurança às pessoas na terceira idade. E, claro, mais tranquilidade para a família.
Nesta fase da vida, muitos percalços surgem no caminho: sintomas que não tínhamos na juventude; perda de mobilidade e equilíbrio; mais solidão em casa, com a saída dos filhos ou perda de pessoas queridas; e problemas de saúde, que merecem atenção e cuidado.
E é para atender a todas essas novas demandas que existe o dispositivo de emergência para idosos. Para que a pessoa possa ter uma forma de pedir ajuda, mesmo sozinha em casa.
O que é o colar de emergência para idosos e como funciona?
O colar de emergência para idosos é a especialidade do Viva, a empresa pioneira no Brasil no serviço de monitoramento emergencial para terceira idade, com experiência de 20 anos no mercado.
O colar nada mais é que um aparelho tecnológico, que liga o usuário à Central de Monitoramento 24 horas do Viva. Ele dispõe de um botão de emergência, que pode ser apertado sempre que o idoso precisar de ajuda.
Esse botão, pode ser colocado como um pingente em um cordão, para facilitar o uso. Afinal, é um dispositivo portátil, que pode ser usado tanto em casa como fora.
Ao acionar, o dispositivo entra em contato (automaticamente e em segundos) com os operadores na central, que respondem por meio do viva-voz instalado no próprio aparelho.
Assim, o idoso pode conversar com o atendente imediatamente. Este, por sua vez, entende o que a pessoa precisa e envia ajuda o mais rápido possível.
Ao contratar o serviço, o usuário pode cadastrar contatos de emergência, como familiares e médicos e outros, como hospitais e ambulância.
Assistência com privacidade
Uma queixa das pessoas que chegam à terceira idade é que elas não querem passar a morar com familiares ou em lares de idosos. Ao contrário, querem manter sua independência, privacidade e o conforto de ficar na própria casa. E o colar de emergência para idosos permite isso.
Para idosos que não precisam de cuidadores
As pessoas com mais de 60 anos estão, atualmente, muito mais ativas. A grande parte pode, tranquilamente, morar sozinha e ter uma vida confortável em casa, sem o acompanhamento de uma cuidadora de idosos ou enfermeiro.
Ainda assim, é natural que aconteçam acidentes, sobretudo nessa fase da vida. Por isso, mesmo pessoas totalmente saudáveis podem se beneficiar do colar de emergência para idosos.
Isso faz com que o idoso possa manter sua vida normal, com privacidade em casa, mas com proteção.
E para idosos que já têm acompanhamento
Já para o caso dos idosos que precisam de um cuidador ou enfermeiro para acompanhar os cuidados diários, como fazer a higiene pessoal, cuidar da alimentação e dos medicamentos, o colar pode ser uma proteção a mais.
O dispositivo pode, inclusive, ser uma forma de economia para a família, já que pode dispensar o cuidador à noite, por exemplo. Isso reduz os custos com horas extras ou adicionais noturnos, que podem ficar caros. Caso o idoso tenha alguma emergência na parte da noite, a Central estará à disposição e acionará os contatos de emergência.
Atendimento com máxima velocidade
Nem sempre a presença do cuidador é garantia que o idoso terá a máxima velocidade para ser atendido. Se for um familiar ou uma pessoa não treinada para lidar com emergências, pode demorar para chamar ajuda profissional ou não saber a melhor maneira de conduzir a situação.
A equipe de atendimento do Viva é altamente treinada para agir em situações de emergência, buscando a melhor solução para cada situação.
Se o idoso sente dores no peito, sofre uma queda, está perdido na rua ou se machuca em casa e está sozinho, a forma de lidar com o problema é diferente. Para todas elas, a equipe age em poucos segundos para que o usuário possa ter socorro imediato.
Para salvar vidas, cada segundo conta. Com o monitoramento, são seis vezes mais chances de sobrevivência em caso de infartos, derrames e quedas. Você sabia que, a cada uma hora de atraso no atendimento, a gravidade das consequências aumenta em 6 vezes?
Detecção de quedas
Com o avançar da idade, perdemos a mobilidade e o equilíbrio e as chances de cair e se machucar são maiores. As quedas em idosos são bastante frequentes e os dados do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil) são de 1 a cada 4 idosos já sofreu uma queda.
E este é mais um dos benefícios do colar de emergência para idosos. O dispositivo tem uma função capaz de identificar automaticamente que o usuário sofreu uma queda, um desmaio ou acidente com impacto considerável.
Assim, ao identificar a força do impacto e o tempo que o usuário fica imóvel, o dispositivo entende aquela situação como queda e aciona a Central de Monitoramento mesmo se a pessoa estiver desacordada. Interessante, não é?
Converse com os consultores do Viva para entender melhor sobre o sensor de quedas.
Ideal para idosos com Alzheimer
Já falamos aqui dos benefícios para as pessoas na terceira idade, em geral, e para pessoas com propensão a infartos, desmaios e derrames – como aqueles que têm doenças cardiovasculares, por exemplo.
Mas há uma funcionalidade no colar de emergência para idosos que beneficia, principalmente, pessoas com Doença de Alzheimer.
É o sistema de localização por satélite instalado no aparelho, que funciona como um GPS. Ao sair com o colar, é possível identificar a localização do idoso. Isso evita que ele fique desaparecido, fator, infelizmente, muito comum entre os portadores da doença.
A cada 10 minutos, a localização é atualizada e a família consegue acompanhar onde a pessoa está. Basta entrar na plataforma do Viva, pela internet.
Quer saber mais como cuidar melhor das pessoas da sua família que estão na terceira idade? Então, baixe agora nosso e-book completo sobre cuidados com idosos!
Colar de emergência para idosos preço
Mas, afinal, quanto custa o colar de emergência? Como falamos, ele pode ser uma solução de ótimo custo-benefício para trazer mais segurança e tranquilidade à vida dos idosos.
No Viva, você fazer uma assinatura mensal, que custa cerca de R$ 190. O aparelho fica com você em regime de comodato, o que significa que você não precisa pagar por ele. Caso queira encerrar o contrato, você nos devolve o dispositivo.
Ficou interessado em trazer mais segurança aos seus pais ou avós? Clique para receber a sua cotação!
Related Posts
Pulseira de Emergência para Idosos: como funciona o monitoramento pessoal?
Quem não deseja ter proteção e segurança em caso de qualquer emergência em casa e na rua, mas continuar tendo independência e...
Como deixar a casa mais segura para idosos
Quer saber como deixar a casa mais segura para idosos, para reduzir as preocupações com seus pais e avós? Então, confira...