Você com certeza conhece alguém na terceira idade que pratica atividades aquáticas. A hidroginástica para idosos, por exemplo, é uma forma de manter o indivíduo ativo, além de ser uma excelente modalidade para trabalhar a força e o equilíbrio.
Idosos sedentários, que ficam muito dentro de casa e que não praticam nenhuma atividade, tendem a ter diversos problemas de saúde físicos e psicológicos. Afinal, o envelhecimento já é um fator que influencia esse quadro e a falta do convívio social e do movimento do corpo podem ser cruciais para o agravamento dessa condição.
Por isso, hoje vamos falar sobre a hidroginástica para idosos e todos os seus benefícios!
Como é realizada a hidroginástica para idosos
A hidroginástica é um conjunto de exercícios praticados dentro da água, que combinam atividades aeróbicas e ginástica localizada.
Como é uma atividade que propõe exercícios pesados, mas dentro de uma piscina, a água faz com que a atividade não tenha impacto nas articulações. Isso evita dores e problemas motores.
Durante um exercício de hidroginástica, o idoso trabalha pernas, braços, costas e outros músculos do corpo e, com isso, ganha força utilizando a pressão da água.
Benefícios da hidroginástica para idosos
Dentre os diversos benefícios da hidroginástica para idosos estão:
Aceleramento do metabolismo
Qualquer atividade realizada dentro da água ajuda a acelerar o metabolismo do indivíduo e a hidroginástica não seria diferente. Por ser uma atividade aeróbica, ela aumenta a capacidade cardíaca e respiratória, a circulação do sangue e isso faz com que o idoso trabalhe a perda de peso e ainda o sistema digestivo.
Ajuda na melhora do sono
A prática de atividades físicas como a hidroginástica ajuda na regulação do sono, diminui o cansaço e faz com que o idoso se sinta mais disposto.
Ter um sono regular é um dos indícios para identificar se o indivíduo está com a saúde em dia.
Está com insônia? Entenda quais as causas e o que fazer para melhorar.
Fortalecimento dos músculos
A perda da massa muscular é muito comum com o passar dos anos. A prática de hidroginástica auxilia no fortalecimento desses músculos e faz com que o idoso trabalhe sua força, proporcionando uma melhor condição física e reduzindo dores.
Promoção da saúde mental
Os idosos tendem a se sentir sozinhos e abandonados e a prática de exercícios físicos regulares diminui essa sensação e ajuda na promoção da saúde mental.
Além disso, a hidroginástica é uma atividade que, geralmente, é realizada em grupo, o que ajuda na interação social, auxiliando no combate à ansiedade e depressão.
Existe alguma restrição da hidroginástica para idosos?
Felizmente não existe nenhuma restrição da hidroginástica para idosos, mas é claro que, como qualquer exercício físico, ela requer algumas atenções.
É muito importante que a orientação para a hidroginástica seja feita pelo médico que já acompanha o idoso há mais tempo e conhece suas restrições de saúde. Não é indicado que o idoso simplesmente queira fazer atividade e se matricule na hidroginástica sem essa orientação.
O médico especialista irá avaliar toda a condição do idoso, analisar quais medicamentos ele toma e se ele possui indicação para a prática da hidroginástica.
Quais outros exercícios que podem estimular força e equilíbrio em idosos?
Se você está pensando em começar a fazer hidroginástica, mas ainda está em dúvida se ela é a melhor opção para você que quer trabalhar a força e o equilíbrio, saiba que existem diversos exercícios que podem cumprir muito bem essa função.
Abaixo listamos alguns deles, confira:
- Yoga: o Yoga é uma prática que trabalha equilíbrio e força e traz benefícios incríveis. Ele é um exercício completo que pode ajudar, inclusive, com a saúde emocional do idoso;
- Pilates: exercício muito praticado por idosos, o Pilates pode ser uma opção para deixar o corpo mais flexível, trabalhando a coordenação dos movimentos, a postura e o estímulo à força;
- Alongamento: ideal para qualquer idade, alongar o corpo requer movimentos facilitados que ajudam na realização de atividades simples do dia a dia;
- Caminhada: outro exercício simples que pode ser realizado é a caminhada, ideal para quem quer se exercitar em menos ou mais tempo;
- Bicicleta: para alguns idosos a prática de andar de bicicleta pode beneficiar as articulações e o fortalecimento dos músculos.
Veja todos os benefícios das atividades físicas para quem está na terceira idade.
Exercícios que estimulem força e equilíbrio são importantes para idosos?
Você já deve ter escutado falar que quando o idoso cai é para se preocupar. A questão é que, com o envelhecimento do corpo, a pele, os músculos e os ossos dos idosos ficam mais frágeis e, por isso, uma queda pode significar tanto um simples arranhão, quanto algo muito mais grave.
A questão é que a queda em idosos se dá, na maioria das vezes, pela falta de equilíbrio também decorrente da idade e, por esse motivo, praticar exercícios que estimulem essa condição e também a força do idoso é tão importante.
É por meio da prática de exercícios como a hidroginástica que o idoso irá desenvolver seu corpo, preparar sua mente e gerar mais conforto e bem-estar.
Leia agora e entenda por que as quedas em idosos podem ser tão graves e como evitá-las.
VIVA Monitoramento: ajuda imediata, 24h por dia, com um simples apertar de botão
Se você está preocupado com as quedas no dia a dia, mora sozinho ou quer mais tranquilidade e segurança na terceira idade, pode conhecer a tecnologia do Viva.
O VIVA é um sistema de monitoramento inteligente para idosos, portátil, com sensor de quedas automático e GPS. Com o aparelho, em caso de mal-estar ou outras emergências, basta acionar o botão de SOS. Imediatamente, a equipe de atendimento 24h responderá pelo viva-voz acoplado ao aparelho, entenderá a situação e enviará ajuda.
Em caso de quedas, se você não conseguir acionar o botão, o dispositivo também consegue captar impactos consideráveis e chamar a Central imediatamente. Clique para receber a sua cotação.
Related Posts
Sintomas de infarto: é possível perceber os sinais?
Dor no peito é um dos sintomas de infarto mais conhecidos, mas não é o único. São muitos os sinais que o corpo pode dar antes...
Flurona: o que é e quais os cuidados para idosos?
Os sintomas gripais estão cada vez mais presente ao nosso redor e, frequentemente, não sabemos ao certo qual doença pode estar...