O cuidado com a saúde da pessoa na terceira idade é algo que passa desde acompanhamento médico até o dia a dia do idoso em casa. Por isso, alguns detalhes são muito importantes e devem ser acompanhados de perto como, por exemplo, a alimentação. Mas e quando a situação é o idoso com falta de apetite, o que fazer?
Apesar da falta de apetite ser algo comum entre idosos, ela pode acarretar problemas sérios de saúde como deficiência nutricional, perda de peso involuntária, baixa autoestima e sedentarismo.
Por isso, acompanhar de perto a alimentação do idoso pode ajudar em diversas questões que você pode acompanhar melhor neste texto! Continue a leitura e saiba mais sobre como trabalhar a falta de apetite do idoso.
O que é hiporexia?
A falta de apetites em idoso tem nome científico e é fonte de estudos. A hiporexia é o nome que se dá a essa redução ou a falta de apetite no idoso.
Essa é uma condição natural, mas que tem que ser avaliada de perto para que não se torne crônica. Ou seja, o início do desenvolvimento de outras doenças como anemia, desnutrição, cansaço ou perda de peso.
Motivos que levam os idosos a perder o apetite?
A pergunta que pode ser mais frequente quando o idoso está sem apetite é o que pode ter levá-lo a essa situação.
Na verdade, podemos listar aqui alguns motivos pelos quais o idoso pode desenvolver falta de apetite:
Problemas dentários
Problemas na dentição como seguras, patologias e próteses mal adaptadas podem ser a causa da falta de apetite do idoso.
A pessoa na terceira idade já tende a ter a deglutição mais difícil e esses fatores citados podem otimizar ainda mais essa situação, tornando o ato de comer doloroso e desconfortável.
Uso de medicamentos
O uso contínuo de medicamentos ou dosagem incorreta também pode ser um dos fatores, já que muitos remédios possuem efeitos colaterais associados e podem deixar o idoso mais sensível à ingestão de comidas.
Alteração de sentidos
Uma realidade do envelhecimento é o comprometimento dos cinco sentidos. Dessa forma, muitas pessoas na terceira idade não conseguem sentir vontade de comer pelo simples fato de não sentirem mais cheiro ou sentir, como antes, a textura das comidas.
Problemas psicológicos e variações de humor
Muitos idosos acabam tendo sintomas de estresse e depressão, que podem ser prejudiciais ao bom funcionamento do corpo como todo, incluindo a vontade de se alimentar.
Veja como cuidar da saúde mental de uma pessoa idosa.
Como estimular que o idoso sinta vontade de comer?
Existem algumas soluções que podem ser usadas quando o idoso não está se alimentando da forma que deveria.
Vale a pena ressaltar que toda a alimentação do idoso deve ser realizada com acompanhamento médico e nutricional. Só assim será possível cuidar da saúde do idoso como um todo.
Separamos abaixo algumas dicas preciosas para que o idoso volte a se alimentar bem. Confira:
Identifique os sintomas da perda de fome
O mais importante no processo é a identificação do porquê da falta de fome.
Com o acompanhamento médico especializado essa tarefa tende a ficar mais fácil e, com isso, identificando a causa do problema, fica mais fácil também agir a respeito.
Mantenha o idoso hidratado
Além de ser essencial para a saúde do idoso, a hidratação ajuda a combater a boca seca e despertar o apetite.
A conta é muito simples: quando estamos com muita sede, geralmente, não nos alimentamos direito. Assim, a hidratação ajuda a manter o bem-estar do corpo e faz com que o idoso comece a sentir vontade de se alimentar.
Estimule a atividade física
O idoso que realiza atividade física proporciona ao corpo o que há de melhor em termos de saúde. Além disso, se exercitar faz com que o idoso gaste energia e, dessa forma, ele sente necessidade de repor a energia perdida comendo melhor.
Faça refeições em família
A maioria das pessoas não gosta de se alimentar sozinhos e, quando o assunto é o idoso, que já tendem a se sentirem abandonados, esse fator pode ser bastante prejudicial.
Por isso, estimule refeições em família. Comer pode ser um momento especial para o idoso e pode ajudar com o seu apetite.
Balanceie a alimentação
É muito comum que o idoso fique enjoado de comer a mesma comida todos os dias ou sinta-se empanzinado todas as vezes que come. E é aí que entra o apoio nutricional como parte essencial nesse processo.
Uma alimentação variada e balanceada pode fazer com que o idoso sinta mais vontade de se alimentar.
Gorduras saudáveis como abacate, nozes e leite também podem ajudar na contagem de calorias, nos casos em que o idoso já está há um bom tempo se alimentando mal.
Crie uma rotina para o idoso
Pode parecer clichê, mas a rotina ajuda muito a manter o corpo em perfeito funcionamento e, com isso, ajuda também na criação de hábitos saudáveis.
Quando se tem uma rotina definida, o corpo costuma se acostumar com horário para sentir fome e esperar pela próxima refeição.
Aposte em suplementos nutricionais
Se mesmo com as dicas o idoso continuar se alimentando mal, uma das opções pode ser introduzir suplementos nutricionais em sua dieta.
Mas vale ressaltar que essa é uma decisão que somente o médico pode tomar. Por isso, diante de uma situação extrema envolvendo um idoso, procure orientação médica.
Como cuidar da alimentação do idoso?
Cuidar da saúde do idoso como um todo pode ser um grande desafio. Além dos cuidados essenciais, ainda é preciso estar atento aos detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos.
A alimentação do idoso é um desses detalhes que podem não ser encarado com a seriedade que tem que ser. Por isso, nós desenvolvemos periodicamente conteúdos gratuitos em nosso blog para ajudar quem está com a incrível missão de cuidar de um idoso.
Um dos nossos conteúdos é exatamente como cuidar da alimentação do idoso. Confira!
VIVA Monitoramento: ajuda imediata, 24h por dia, com um simples apertar de botão
Se você está preocupado com as quedas no dia a dia, mora sozinho ou quer mais tranquilidade e segurança na terceira idade, pode conhecer a tecnologia do Viva.
O VIVA é um sistema de monitoramento inteligente para idosos, portátil, com sensor de quedas automático e GPS. Com o aparelho, em caso de mal-estar ou outras emergências, basta acionar o botão de SOS. Imediatamente, a equipe de atendimento 24h responderá pelo viva-voz acoplado ao aparelho, entenderá a situação e enviará ajuda.
Em caso de quedas, se você não conseguir acionar o botão, o dispositivo também consegue captar impactos consideráveis e chamar a Central imediatamente. Clique para receber a sua cotação.
Related Posts
Quais são os principais problemas de pele em idosos?
As mudanças no corpo de quem chega à terceira idade são comuns, mas é preciso estar atento a elas e procurar especialistas que...
Colesterol alto: quando é considerado e quais os riscos?
Para entender o que é colesterol alto é preciso saber, em primeiro lugar, que esse é um inimigo silencioso da saúde. Afinal,...