O Outubro Rosa é um movimento mundial para a conscientização sobre o câncer de mama. Por meio de ações educativas e a iluminação de monumentos e prédios nas cidades, com luzes cor de rosa, a campanha tem o intuito de relembrar que a detecção precoce e a prevenção são as melhores opções quando falamos sobre câncer de mama.
Todas as pessoas (mas principalmente as mulheres) estão sujeitas ao tumor mamário, mas a incidência é maior nas mulheres com mais de 70 anos. A estimativa é de que 70% dos casos de câncer no mundo aparecem justamente nessa faixa etária.
Por isso, hoje vamos aproveitar o mês do Outubro Rosa e falar mais sobre o câncer de mama em mulheres idosas. Como se prevenir? Quais os riscos? Os tratamentos são eficazes? Existem cuidados diferentes para quem já está na terceira idade? Entenda agora!
O que é o Outubro Rosa?
A campanha Outubro Rosa foi criada na década de 90 e seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza, em todo o mundo, a luta contra o câncer de mama.
O movimento tem o objetivo de concentrar os esforços pela propagação da informação sobre a doença neste mês, para que haja um empenho global em torno do tema.
A iniciativa tem o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância de fazer os exames regularmente, de modo a detectar rapidamente um possível tumor nas mamas e, com isso, aumentar as chances de cura.
Câncer de mama em idosas
O risco do aparecimento do câncer de mama é diretamente proporcional ao avançar da idade. Isso significa que mulheres idosas (com mais de 60 anos) estão mais propensas ao desenvolvimento da doença, mas é preciso cuidar durante toda a vida.
Em relação à evolução da doença, os estudos indicam que acontece de forma semelhante nas mulheres mais jovens. Porém, com o envelhecimento, o sistema imunológico pode estar enfraquecido, o que contribui para uma piora mais rápida.
A média de mortes pela doença em idosas é aproximadamente 20% maior que nas mulheres com menos de 70 anos. E isso acontece por dois motivos principais:
- Demora no diagnóstico porque muitas mulheres não fazem a mamografia ou não reportam possíveis alterações nas mamas para o médico;
- Opção por não fazer o tratamento, que pode ser agressivo a depender do estado de saúde da paciente.
Como prevenir o câncer de mama?
São vários os fatores relacionados ao câncer mamário, como hábitos durante a vida, hereditariedade, questões hormonais e outros. Por esse motivo, não é possível prevenir a doença de forma definitiva.
Porém, existem algumas atitudes que você pode tomar que reduzem os riscos de desenvolvimento da doença, sobretudo relacionada a manter um estilo de vida saudável. De acordo com o Ministério da Saúde, é possível reduzir o risco em até 28% por meio da alimentação e a prática de atividades físicas regulares.
Veja outras formas que contribuem para a prevenção:
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Controlar o peso corporal e evitar a obesidade. Falamos mais sobre os riscos do sedentarismo na terceira idade aqui;
- Ter amamentado;
- Evitar a exposição à radiação ionizante com frequência, que é o caso de muitos cabeleireiros, operadoras de telefone e rádio, trabalhadores industriais e outros.
A importância da detecção precoce
Ainda que não seja possível prevenir totalmente, a boa notícia é que a detecção precoce do câncer aumenta as chances de cura em mais de 90%.
Isso significa que é importante fazer os exames regularmente, para que se possa descobrir o tumor o quanto antes. E, assim, iniciar o tratamento.
Exame de mamografia
No Brasil, a recomendação é que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada 2 anos.
Mulheres com outros fatores de risco, como casos na família ou com obesidade, devem conversar com o médico para ampliar esse acompanhamento.
Autopalpação
Em todas as idades, as mulheres devem também fazer a autopalpação (autoexame) das mamas. Ao conhecer o seu corpo, fica muito mais fácil identificar nódulos e outras anormalidades na região das mamas.
Ao encontrar algo suspeito, vá a um mastologista (médico especializado). Fique atenta a:
- Nódulos indolores nas mamas, axilas ou no pescoço;
- Alterações no mamilo;
- Produção de líquido anormal na mama;
- Pele avermelhada no entorno
Como é o tratamento em mulheres idosas?
O tratamento do câncer de mama em mulheres mais velhas acontece de forma similar em mulheres mais jovens, exceto se a idosa tiver alguma impossibilidade clínica.
A mastectomia, retirada da mama cirurgicamente, costuma ser o tratamento mais indicado e eficaz, mas também é possível tratar com radioterapia e quimioterapia.
A radioterapia tem menos efeitos colaterais e é capaz de reduzir bastante o risco de reincidência.
Já a quimioterapia, que é o tratamento com medicamentos, pode trazer mais efeitos e costuma ser mais complexa.
Importante ressaltar que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de tratamento, gratuitamente.
Quais os cuidados ter com as mulheres idosas?
Como falamos, os cuidados devem ser os mesmos em todas as idades, com destaque para a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada e o mais natural possível.
Para mulheres com pouca mobilidade ou com condições mentais, é importante que o cuidador a leve com regularidade para fazer os exames indicados.
Se você quer saber como cuidar de uma pessoa idosa da melhor maneira, leia agora nosso e-book completo sobre Cuidados com Idosos. Basta acessar o link e baixar!
VIVA Monitoramento: ajuda imediata, 24h por dia, com um simples apertar de botão
Se você está preocupado com as quedas no dia a dia, mora sozinho ou quer mais tranquilidade e segurança na terceira idade, pode conhecer a tecnologia do Viva.
O VIVA é um sistema de monitoramento inteligente para idosos, portátil, com sensor de quedas automático e GPS. Com o aparelho, em caso de mal-estar ou outras emergências, basta acionar o botão de SOS. Imediatamente, a equipe de atendimento 24h responderá pelo viva-voz acoplado ao aparelho, entenderá a situação e enviará ajuda.
Em caso de quedas, se você não conseguir acionar o botão, o dispositivo também consegue captar impactos consideráveis e chamar a Central imediatamente. Clique para receber a sua cotação.
Related Posts
Viagem em família: o que considerar ao viajar com idosos?
Fim de ano chegando e a vontade de viajar aumenta. Nada melhor que curtir as férias com uma viagem em família. Mas existem...
O que é terceira idade e quais os cuidados ao chegar nessa fase?
Enquanto alguns veem o envelhecimento como algo negativo, outros entendem essa fase da vida como um sinal de liberdade e uma...