Interessado no Pilates para idosos? A técnica, bastante utilizada por jovens adultos, também é uma ferramenta importante para garantir a saúde e o bem-estar das pessoas na terceira idade.
A busca por manter o corpo ativo pode auxiliar no combate a doenças físicas, além de fazer muito bem para a mente do idoso que pode, muitas vezes, se sentir sozinho e desanimado, desenvolvendo um quadro depressivo.
Quer saber mais sobre como o pilates pode ajudar o idoso? Continue a leitura e veja os 7 benefícios que ele traz para a saúde!
O que é o Pilates?
O Pilates tem como principal objetivo fazer uso da respiração e de movimentos, usando, principalmente, o peso do próprio corpo do paciente. Pode também contar com o auxílio de resistências e molas em aparelhos.
É um conjunto de exercícios que podem ser realizados de forma individual ou em grupo e visa o controle e a conexão entre corpo e mente, ou seja, exatamente o que o idoso precisa.
O pilates ainda desenvolve e restaura a saúde de pessoas que possuem condições patológicas, promovendo o aumento da qualidade de vida.
7 benefícios de pilates para a saúde dos idosos
O pilates combina exercícios de baixo impacto, trabalho do corpo como um todo, fortalecimento, flexibilidade e coordenação motora.
Além disso, a atividade pode ser uma perfeita aliada para idosos que possuem predisposição a desenvolverem problemas psicológicos, já trabalha corpo e mente de forma integral.
Separamos abaixo os 7 benefícios do pilates para a saúde do idoso. Confira:
-
Gera mais atenção e equilíbrio
Como a prática visa controle de corpo e mente, o pilates trabalha concentração gerando um grande benefício para o equilíbrio do idoso, assim como a manutenção do estado de atenção dele.
Esse benefício pode fazer o dia a dia do idoso muito mais saudável e seguro.
-
Traz mais flexibilidade
O Pilates alonga os músculos e as articulações de forma a desenvolver cada ponto do corpo humano. Isso faz com que um dos resultados seja a melhora da flexibilidade do idoso trabalhando a mobilidade das articulações.
-
Melhora a postura
O idoso tende a ficar, a maior parte do tempo, sentado ou deitado. O pilates ajuda a fortalecer os músculos que sustentam a coluna, melhorando a postura e trabalhando regiões específicas para alívio da dor na região.
-
Melhora a autoestima
Este é um dos pontos mais importantes desenvolvidos pelo pilates. A prática de exercício físico melhora a autoestima de qualquer pessoa e faz com que ela se sinta bem com ela mesma e com o seu próprio corpo.
Esse é um benefício para a mente que pode evitar outras doenças psicológicas.
-
Traz benefícios psicológicos
Como falamos no item anterior, o pilates tem o poder de trazer benefícios psicológicos ao idoso, fazendo com que ele tenha menos chances de desenvolver doenças como ansiedade e depressão.
-
Ajuda no controle de doenças
O pilates tem uma contribuição importante na manutenção e/ou aumento da densidade óssea. Além disso, a atividade ajuda no controle da diabetes, artrite e doenças cardiovasculares.
-
Traz convívio social
Dentre os benefícios físicos e psicológicos do pilates, a prática faz com que o idoso conheça pessoas com interesses em comum, trazendo a possibilidade de novas amizades.
Este é um ponto muito importante para o idoso que, geralmente, se sente sozinho no dia-a-dia.
Exercícios de pilates para idosos
Claro que existem alguns exercícios de pilates que não podem ser desenvolvidos por idosos, pela sua complexidade. Mas com a avaliação clínica do paciente, fica fácil a indicação de exercícios específicos.
Lembre-se que o Pilates sempre deve ser praticado com a orientação de um fisioterapeuta ou profissional de educação física, com especialização na atividade.
Abaixo separamos alguns exercícios de pilates para idosos, para você conhecer melhor:
- Single Leg Circle: exercício circulando duas pernas;
- Single Leg Stretch: alongar uma perna;
- Double Leg Stretch: alongar as duas pernas;
- Double Leg Kicks: chute com duas pernas;
- The bicycle: bicicleta com as pernas;
- Spine Stretch Forward: alongamento de coluna para frente;
- Spine Twist: torção de coluna;
- Shoulder Bridge: ponte sobre ombros.
Esses são apenas alguns exercícios indicados para idosos, mas vale ressaltar que o ideal aqui é que todo exercício seja feito de acordo com orientação de um especialista.
O acompanhamento médico e de um fisioterapeuta pode otimizar o bem-estar do idoso, além de ter a possibilidade de ser ainda mais assertivo quanto aos objetivos de saúde.
É sempre importante estar atento à condição física de cada pessoa, de forma individual, a fim de avaliar possíveis patologias que podem ser apresentadas.
A ideia é evitar que a prática seja prejudicial em algum ponto para o idoso e, por isso, essa avaliação deve ser feita de forma cautelosa.
Lembre-se: não é recomendada nenhuma atividade ou medicação ao idoso sem orientação profissional.
É importante também que o idoso seja avaliado de perto durante os exercícios de pilates. Palidez, tonturas, sudorese excessiva podem ser apresentadas durante a prática do exercício e, com isso, é preciso avaliar se é uma característica do próprio idoso ou se é indício de alguma outra doença.
Como prevenir quedas?
Conforme já ressaltamos, a prática constante do pilates pode ajudar na concentração, no equilíbrio do idoso e fortalecimento muscular, o que é fundamental para a prevenção de quedas.
A Organização Mundial de Saúde indica que cerca de 42% das pessoas com mais de 65 anos sofrem queda anualmente. Dessas, cerca de 10% evoluem para óbito após a queda.
Além do fato da possibilidade de serem fatais, as quedas ainda podem ter por consequência:
- Fraturas no fêmur proximal (região do quadril);
- Fraturas nos membros superiores (ombro e punho);
- Escoriações e lesões.
Dentre as atividades para a prevenção de quedas estão o pilates, a hidratação e alimentação balanceada do idoso. Outros cuidados devem ser avaliados como manter pisos secos e um ambiente sem tapetes, já que a chance de tropeços e quedas se torna ainda maior.
O mais importante é manter a saúde do idoso por meio de hábitos que podem proporcionar mais bem-estar a eles. Para isso, você pode conferir nosso conteúdo gratuito Quedas em Idosos: fatores de risco que você deve estar atento!
VIVA Monitoramento: ajuda imediata, 24h por dia, com um simples apertar de botão
Se você está preocupado com as quedas no dia a dia, mora sozinho ou quer mais tranquilidade e segurança na terceira idade, pode conhecer a tecnologia do Viva.
O VIVA é um sistema de monitoramento inteligente para idosos, portátil, com sensor de quedas automático e GPS. Com o aparelho, em caso de mal-estar ou outras emergências, basta acionar o botão de SOS. Imediatamente, a equipe de atendimento 24h responderá pelo viva-voz acoplado ao aparelho, entenderá a situação e enviará ajuda.
Em caso de quedas, se você não conseguir acionar o botão, o dispositivo também consegue captar impactos consideráveis e chamar a Central imediatamente. Clique para receber a sua cotação.
Related Posts
Quais os principais cuidados com idosos no Carnaval?
Se existe idade para cair na folia, podemos afirmar que são todas elas. E para aproveitar esse período com saúde e segurança é...
Danças para idosos: conheça os tipos mais indicados
Dançar é uma arte milenar, uma forma de expressão que, podemos afirmar: faz bem para o corpo e para a mente. Diversos artigos...