Saber quais os sintomas da menopausa é uma das principais dúvidas entre as pessoas que menstruam, à medida que a idade avança.
A menopausa ainda é um tema considerado tabu na nossa sociedade e, por isso, muitas pessoas não têm as informações necessárias sobre essa fase da vida. Mas qualquer mulher cisgênero ou homens trans estão susceptíveis a passar por ela.
Então, saiba agora tudo sobre a menopausa, quais são os sinais que ela está chegando, o que significa e muito mais!
O que é menopausa?
A menopausa é, de forma simplificada, o último ciclo menstrual da vida das pessoas que menstruam.
O que entendemos por menopausa – o período de transição em que se passa da fase fértil até a pós-menopausa – na verdade, se chama climatério. Tecnicamente, portanto, a menopausa é só a última menstruação. Mas vamos manter esse termo para que fique mais fácil o entendimento.
Mas o que a menopausa causa no corpo?
Durante esse período, ocorre uma queda nos hormônios femininos (estrogênio) e nas funções ovarianas. Isso faz com que os ciclos menstruais fiquem mais irregulares, até que parem por completo.
Isso acontece porque os hormônios são produzidos por células ovarianas, os folículos, responsáveis pela formação dos óvulos. Com o passar do tempo, os folículos vão diminuindo e, consequentemente, também os hormônios. Essa queda resulta na interrupção da vida reprodutiva e na chegada dos sintomas da menopausa.
Quais são os sintomas da menopausa?
O primeiro passo é entender que a menopausa não é uma doença, já que, falar de “sintomas” presumiria um problema de saúde.
Pelo contrário, a menopausa é uma fase natural do corpo das pessoas que menstruam. Durante essas alterações hormonais e no sistema reprodutivo, há mulheres que nem mesmo têm sintomas, passando por essa fase sem incômodos.
Para as pessoas que apresentam sinais, os principais sintomas são:
- Fogachos, ou seja, ondas de calor repentinas e suor, principalmente à noite. A pessoa sentirá mais no rosto, pescoço ou tórax, e pele pode ficar avermelhada;
- Menstruação irregular, que pode ou não vir todos os meses, com intensidades diferentes;
- Alterações no sono e dificuldade para dormir;
- Variações rápidas de humor, assim como na TPM. A pessoa pode ficar irritada sem motivo aparente, triste ou até depressiva;
- Diminuição da libido, ressecamento vaginal e até desconfortos ao se relacionar sexualmente;
- Pelos mais quebradiços e pele com menos brilho e elasticidade;
- Perda na massa óssea, que pode se associar a uma osteoporose.
Dores na menopausa
Um estudo da Sociedade Norte-Americana de Menopausa mostrou que as pessoas estão mais susceptíveis às dores crônicas nessa fase, um fato pouco conhecido entre os sintomas da menopausa.
Isso porque o estrogênio também é responsável pela fixação do cálcio nos ossos e essa redução leva a uma perda óssea importante.
Dores nas articulações, joelhos, coluna e ombros são as mais comuns e, muitas vezes, estão associadas a outros problemas de saúde, como:
- Fibromialgia
- Osteoporose
- Artrite e artrose
Caso você tenha algum desses sintomas, não hesite em procurar um ginecologista e, também, um médico especialista em dor.
Quando chega a menopausa?
A menopausa chega por volta dos 48 anos, geralmente, e pode acontecer entre 45 e 55 anos de idade. Já o climatério, pode se estender até os 65 anos, aproximadamente.
É preciso lembrar que nada é regra, são apenas previsões de acordo com os acontecimentos usuais na vida das mulheres e homens trans, quando a terceira idade vai se aproximando.
Menopausa precoce
A menopausa precoce ou prematura é quando ela acontece antes dos 45 anos de idade, quando a mulher ainda está mais nova que a idade prevista para a menopausa.
Como cuidar dos sintomas?
A terapia de reposição hormonal é o tratamento mais indicado para aliviar os sintomas da menopausa.
Além disso, pode ter resultados significativos para evitar doenças cardiovasculares. Afinal, a falta de estrogênio causa um desequilíbrio nas gorduras do sangue: o HDL (bom colesterol) diminui, enquanto o LDL (colesterol ruim) aumenta.
Porém, indicar a reposição não é assim tão simples. Isso porque ela pode causar diversos efeitos adversos, como:
- Aumento dos riscos de tumores mamários e do endométrio;
- Aumento na formação de coágulos
- Sangramentos irregulares
- Retenção de sódio
- Dor nas mamas e outros.
Por isso, a indicação de tratamentos deve sempre ser feita por um médico especialista. Consulte seu ginecologista sobre a melhor opção para você, de acordo com seu estado de saúde e estilo de vida.
Há como prevenir os efeitos da menopausa?
Não há uma prevenção contra a menopausa, até porque, como falamos, ela é uma fase natural. Mas há como prevenir as dores crônicas e, também, aliviar as sensações físicas.
E o segredo para isso é manter um estilo de vida saudável:
- Faça atividades físicas regularmente. Lembre-se de fazer atividades que fortaleçam os músculos para proteger contra o enfraquecimento ósseo;
- Alimente-se de forma saudável, com alimentos naturais e evitando conservantes e ultraprocessados;
- Evite bebidas alcoólicas e não fume;
- Beba bastante água, principalmente depois de fazer atividades físicas;
- Tome Sol, para garantir a absorção de vitamina D, essencial para a saúde dos ossos.
E cuidado com as quedas! Ao chegarmos à terceira idade, é comum que aconteçam desequilíbrios e perda na coordenação motora. E, como vimos, isso é ainda mais comum para as mulheres, já que acontecem as alterações nos ossos e articulações.
Mas as quedas são bastante perigosas e é por isso que é tão importante fazer exercícios físicos. Instale também corrimão e barras de apoio, se precisar e tenha mais cuidado ao caminhar.
Quer saber mais? Então, conheça mais sobre os riscos das quedas na terceira idade e como evitar!
VIVA Monitoramento: ajuda imediata, 24h por dia, com um simples apertar de botão
Se você está preocupado com as quedas no dia a dia, mora sozinho ou quer mais tranquilidade e segurança na terceira idade, pode conhecer a tecnologia do Viva.
O VIVA é um sistema de monitoramento inteligente para idosos, portátil, com sensor de quedas automático e GPS. Com o aparelho, em caso de mal-estar ou outras emergências, basta acionar o botão de SOS. Imediatamente, a equipe de atendimento 24h responderá pelo viva-voz acoplado ao aparelho, entenderá a situação e enviará ajuda.
Em caso de quedas, se você não conseguir acionar o botão, o dispositivo também consegue captar impactos consideráveis e chamar a Central imediatamente. Clique para receber a sua cotação.
Related Posts
Quais os principais cuidados com idosos no Carnaval?
Se existe idade para cair na folia, podemos afirmar que são todas elas. E para aproveitar esse período com saúde e segurança é...
Fibromialgia: Sintomas, tratamento e cuidados com idosos
Você sente dores nos tendões, nas articulações e em diversos pontos do seu corpo? Você pode estar sofrendo com fibromialgia....