A fadiga ocular, conhecida como vista cansada, pode ser causada por diversos fatores diferentes e também pode ser designada como presbiopia. Mas, quais são os sintomas de vista cansada? Como identificar que esse problema ocular chegou? É sobre isso que vamos falar hoje.
Afinal, principalmente para quem vai chegando à terceira idade, é importante entender o que é a vista cansada, os seus fatores de risco e o que pode ocasionar essa doença tão comum nessa faixa etária.
Algumas doenças como diabetes e problemas no coração podem ser fatores relevantes para o aparecimento da doença. Mas isso vamos saber exatamente no texto a seguir. Confira!
O que é vista cansada?
A principal característica da vista cansada é a perda, gradual, da capacidade de enxergar de perto e isso pode acontecer por causa da chegada da terceira idade ou por influência de outras doenças.
O envelhecimento faz com que o cristalino, lente natural dos olhos, comece a perder a elasticidade por causa do enfraquecimento dos músculos ciliares. Isso vai afetando nossa capacidade de focalização de imagens, o que leva à dificuldade de enxergar o que está perto dos olhos.
Outras situações que podem causar vista cansada pode ser: a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia não corrigidos, pois geram um esforço maior para enxergar as tarefas cotidianas.
Por que vista cansada é mais comum em idosos?
Essa doença é muito mais comum em idosos justamente porque a dificuldade de enxergar de perto é uma condição natural do envelhecimento. Acontece que a vista cansada pode começar a aparecer por volta dos 40 anos e já aos 65 ela pode se estabilizar.
Mas vale a pena ressaltar que a vista cansada também pode se estabelecer em jovens. Principalmente aqueles que passam muito tempo à frente do computador ou que não cuidam da saúde dos olhos.
Causas da vista cansada
As principais causas da vista cansada são:
- Idade avançada;
- Miopia, astigmatismo e hipermetropia;
- Catarata;
- Diabetes;
- Doenças cardiovasculares;
- Uso frequente e constante de medicamentos como anticoncepcionais, analgésicos, antialérgicos, corticoides e antibióticos.
Quais são os sintomas de vista cansada?
Mas como identificar que estou com vista cansada? Existem alguns sintomas que podem ser usados para identificar a doença. São eles:
Dificuldade para ver no escuro
Enxergar em ambientes com pouca iluminação pode ser uma tarefa complicada para quem tem vista cansada. Isso porque, nesses casos, os olhos têm que fazer um esforço maior para identificar objetos em meio a penumbra.
Tendência a distanciar objetos para conseguir enxergar
Pessoas que possuem vista cansada tendem a afastar os braços a uma distância maior dos olhos para enxergar objetos, letras e números que estão em suas mãos.
Outro sintoma é cerrar os olhos para conseguir ver mais nitidamente. Esses dois sintomas também são comuns na hipermetropia.
Ardor e desconforto nos olhos
Todo mundo sente, em algum momento, um ardor nos olhos. Mas quando esse sintoma fica mais presente no dia a dia, pode ser um sinal de alerta. Além disso, desconforto nos olhos, vermelhidão, olhos ressecados ou pálpebras pesadas também podem ser risco de vista cansada.
Frequentes dores de cabeça
O que para muitos pode significar apenas um estresse do dia a dia, a dor de cabeça pode ser um sintoma claro de vista cansada.
Forçar a visão para ler, ficar muito tempo na frente do computador e realizar atividades que demandam menos luminosidade podem fazer com que haja o desenvolvimento da vista cansada, fazendo com que apareça dores de cabeça frequentes.
Visão dupla ou turva
Outro sintoma muito comum da vista cansada é a visão dupla, em que o indivíduo vê dois objetos iguais, um do lado do outro. Esse é um sintoma que, geralmente, faz com que a pessoa cerre os olhos para conseguir ver em um só plano.
Dificuldade de se concentrar
Quando você não consegue enxergar direito, é comum que tenha também falta de interesse no que você está tentando ver e até dificuldade de concentração.
Esses são sintomas difíceis de serem identificados já que outros fatores também podem ocasioná-los, mas é sempre bom ficar atento!
Existe tratamento para vista cansada?
É preciso primeiro saber qual a causa da vista cansada para determinar o tipo de tratamento será feito para ela.
Se existir alguma doença que está ocasionando a vista cansada, o tratamento deve ser feito pela raiz do problema, com o médico especialista da doença em questão. Agora, se não existir outro problema relacionado e se a vista cansada for causada pelo envelhecimento, o mais indicado é o uso de óculos e lentes de contato.
Outra opção de tratamento com laser, que visa corrigir o grau do olho não-dominante para ajustar a focalização da visão para perto e corrigir o grau do olho dominante para focalizar para longe. Dessa forma, é feito um balanceamento da visão de forma a ficar mais clara e objetiva.
O implante de lentes intraoculares trifocais também é outra solução para a vista cansada. Ela irá corrigir a visar para perto, longe e distâncias intermediárias.
Muitas vezes buscamos tratamentos rebuscados para tratar algo que pode ser curado de forma simples. É o caso da vista cansada, que, em alguns casos, pode ser resolvida por meio de repouso e aplicação de um pano úmido com água morna, envolto nos olhos secos.
O que fazer se perceber uma piora na visão?
O acompanhamento com um profissional especializado – o médico oftalmologista – é extremamente importante, principalmente na terceira idade. O ideal é que esse acompanhamento seja feito de forma anual ou até mesmo semestral.
É claro que, se você observar alguma alteração no meio do caminho, deve procurar o especialista com urgência. A vista cansada deve ser tratada de acordo com recomendação médica e, principalmente no caso dos idosos, deve ser feita em parceria com outras especialidades.
De forma imediata, o idoso pode ser orientado a piscar mais vezes ao longo do dia, lubrificando melhor os olhos.
Ficou mais claro quais são os sintomas da vista cansada e como cuidar?
O mais importante é estar sempre muito bem orientado quanto aos cuidados com a saúde do idoso. Por isso, nós disponibilizamos um conteúdo gratuito para te ajudar a saber quais são as melhores ações para se cuidar de um idoso. Baixe agora nosso e-book e siga bem informado.
VIVA Monitoramento: ajuda imediata, 24h por dia, com um simples apertar de botão
Se você está preocupado com as quedas no dia a dia, mora sozinho ou quer mais tranquilidade e segurança na terceira idade, pode conhecer a tecnologia do Viva.
O VIVA é um sistema de monitoramento inteligente para idosos, portátil, com sensor de quedas automático e GPS. Com o aparelho, em caso de mal-estar ou outras emergências, basta acionar o botão de SOS. Imediatamente, a equipe de atendimento 24h responderá pelo viva-voz acoplado ao aparelho, entenderá a situação e enviará ajuda.
Em caso de quedas, se você não conseguir acionar o botão, o dispositivo também consegue captar impactos consideráveis e chamar a Central imediatamente. Clique para receber a sua cotação.
Related Posts
Flurona: o que é e quais os cuidados para idosos?
Os sintomas gripais estão cada vez mais presente ao nosso redor e, frequentemente, não sabemos ao certo qual doença pode estar...
Por que o Tai Chi Chuan é ideal para idosos?
Indicado por diversos profissionais, o Tai Chi Chuan está na lista de exercícios mais praticados por pessoas na terceira...